O dia 14 de setembro ficou marcado pela realização da primeira edição da Romaria à Nossa Senhora d’Ajuda, que trouxe às ruas de Espinho um ambiente de cultura e tradição.
O programa iniciou-se com o desfile etnográfico dos ranchos folclóricos do concelho, que percorreu as principais artérias da cidade até à Capela de Santa Maria Maior, onde se celebrou a Eucaristia em honra da padroeira.
Seguiu-se o almoço de romaria no recinto da capela, num momento de convívio que juntou os ranchos participantes, continuando a tarde com novo desfile etnográfico que voltou a encher de cor e música o coração da cidade.
A jornada terminou com um espetáculo folclórico na Praça Progresso, que reuniu o Rancho Folclórico N. Sra. dos Altos Céus, o Rancho Folclórico de S. Tiago de Silvalde, o Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos e o Grupo Cultural e Recreativo Semente (que infelizmente não participou no espetáculo devido ao falecimento de um familiar do grupo).
Com forte adesão popular, esta romaria estreou-se no programa das Festas em Honra de Nossa Senhora d’Ajuda como um momento simbólico de identidade local, onde a devoção religiosa se uniu à preservação das tradições populares do concelho.
