A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva acolheu, na tarde de sábado, 12 de abril, a conferência “A importância da socialização para a manutenção da saúde”, uma iniciativa inserida na programação da Semana da Saúde e da Atividade Física, promovida pela Câmara Municipal de Espinho.
Destinada à comunidade em geral e com particular enfoque na população sénior, a sessão reuniu diversos especialistas e representantes institucionais para debater o papel da socialização no bem-estar físico e emocional, abordando temas como o envelhecimento ativo, o combate ao isolamento e a prescrição de atividades sociais e físicas.
A conferência contou com a apresentação da Plataforma COMVIDA +65, uma iniciativa que visa dinamizar a vida social dos seniores, com a participação da vice-presidente da autarquia, Lurdes Rebelo, da vereadora Leonor Lêdo da Fonseca e de Rui Torres, presidente do Rotary Clube de Espinho, entidade parceira no desenvolvimento do projeto.
Seguiu-se a intervenção da médica Ana Clara Costa (USF Espinho), que destacou a importância da prescrição de atividades físicas e sociais pelos profissionais de saúde como forma de promoção da autonomia e qualidade de vida em idades mais avançadas.
A última intervenção coube ao Ginásio da Mente, da Associação de Enfermagem “O Toque”, que abordou o impacto da socialização no combate à demência, destacando a importância de manter o cérebro ativo através de relações humanas e envolvimento em contextos de grupo.