No passado fim-de-semana, dias 22, 23, 24 e 25 de março, decorreu na cidade de Caldas da Rainha mais uma edição do Campeonato do Mundo de Artes Marciais Inter-estilos, organizado pela Federação Mundial de Kempo Chinês.
WAC 2018, é uma organização mundial que agrega várias associações e federações de artes marciais, independentemente do país de origem ou do estilo de arte marcial praticado.
Segundo números da própria organização do evento, o campeonato do mundo contou com a participação de cerca de 4000 atletas, oriundos de cerca de 70 países.
No pavilhão da Expoeste, decorreram em paralelo mais de 500 competições mundiais, desde competições de formas tradicionais de mãos nuas e armas (combate imaginário previamente estudado que deverá ser executado com a máxima perícia e vigor), até às competições de combates corpo-a-corpo de mãos nuas e com armas tradicionais.
Mais uma vez, vários atletas Espinhenses da APAM – Associação Portuguesa de Artes Marciais (sedeada em Espinho) foram selecionados para representar o Viet-Vo-Dao/Tran Vo Dao Portugal neste evento mundial. Refira-se que o Viet-Vo-Dao Portugal é representado unicamente pelo estilo vietnamita: Tran-Vo-Dao. O estilo Tran-Vo-Dao visa proteger e perpetuar o espirito e o legado de Mestre Tran-Huu-Ha, o introdutor do Viet-Vo-Dao em Portugal.
Assim, este ano, a seleção nacional de 23 atletas do Viet-Vo-Dao Portugal / Tran-Vo-Dao, foi composta por 14 atletas Espinhenses. A seleção nacional foi liderada/selecionada pelos Mestre Carlos Tavares (vice-diretor técnico nacional de Viet-Vo-Dao/Tran Vo Dao), Mestre Jorge Belinha e Professora Rita Tavares.
A participação dos atletas espinhenses revelou-se extremamente positiva, tendo todos eles atingido o pódio. No total, a seleção nacional do Viet-Vo-Dao Portugal atingiu o número record de 63 medalhas de ouro, 49 medalhas de prata, 26 medalhas de bronze e vários quartos lugares.
Os 138 pódios conseguidos pela seleção nacional do Viet-Vo-Dao/Tran Vo Dao Portugal valeram-lhe o primeiro lugar no medalheiro, tendo sido atribuída à seleção nacional do Viet-Vo-Dao/Tran Vo Dao Portugal o título de Campeão Mundial Absoluto, na edição WAC-2018 do Campeonato do Mundo de Artes Marciais Inter-Estilos. Note-se que estavam em concurso 397 delegações/seleções de dezenas de estilos de artes marciais provenientes de mais de 70 países de todos os 5 continentes. Refira-se que em segundo lugar ficou a seleção Francesa de Kempo e em terceiro a seleção Romena de Kempo.
Fica para a história os nomes de todos quantos contribuíram para esta vitória para Portugal, para Espinho e para o Viet-Vo-Dao/Tran Vo Dao Portugal:
Classe de Mestre Carlos Tavares (Complexo Colégio de Lamas):
Ema Meireles (Cinto Amarelo – infantil): 3 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 1 medalha de bronze
Gabriel Meireles (Cinto Amarelo – Infantil): 2 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze
Ruben Magalhães (Cinto Branco – Infantil): 4 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 1 medalha de bronze
Rodrigo Vela (Cinto Branco – infantil): 3 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata
Fábio Gomes (Cinto Branco – Juvenil): 5 medalhas de prata
Tiago Cardoso (Cinto Verde – Juvenil): 2 medalhas de prata e 3 medalhas de bronze
Gabriel Silva (Cinto Branco – Juvenil): 2 medalhas de prata e 1 medalha de bronze
Isabel Ferreira (Cinto Negro – Adulto): 2 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze
Classe de Mestre Jorge Belinha (APAM – Av.24 Espinho):
Rita Tavares (2º Dang – Adulto): 6 medalhas de ouro, 1 medalha de prata e 1 medalha de bronze
Filipe Pinto (1º Dang – Adulto): 1 medalha de ouro, 2 medalhas de prata e 3 medalhas de bronze
Pedro Pinto (1º Dang – Adulto): 2 medalha de ouro, 4 medalhas de prata e 1 medalha de bronze
Pedro Correia (Cinto Negro – Adulto): 1 medalha de ouro, 3 medalhas de prata e 1 medalha de bronze
David Preda (Cinto Azul – Adulto): 1 medalha de ouro, 3 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze
Márcia Duarte (Cinto Azul – Adulto): 7 medalha de ouro e 1 medalha de prata
Maria Manuel Lopes (Cinto Azul – Adulto): 4 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 1 medalha de bronze
Ana Rachão (Cinto Branco – Adulto): 4 medalhas de ouro e 4 medalhas de prata
Laura Rocha (Cinto Branco – Adulto): 5 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 1 medalha de bronze
Francisca Duarte (Cinto Branco – Adulto): 9 medalhas de ouro e 1 medalha de prata
Classe de Professora Rita Tavares (APAM – Av. 24 Espinho):
Bia Alves (Cinto Verde – Juvenil): 5 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata e 1 medalha de bronze
Luís Martins (Cinto Branco – Juvenil): 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 1 medalha de bronze
Eva Milheiro (Cinto Branco – Juvenil): 1 medalha de prata e 2 medalhas de bronze
Carol Pinto (Cinto Amarelo – Infantil): 3 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata
Classe de Mestre Jorge Belinha (Associação de Desenvolvimento de Nogueira da Regedoura):
Pedro Silva (Cinto Azul – Adulto): 3 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata
O espírito de sacrifico e entrega dos nossos atletas e dos seus familiares foi notável, suportando na totalidade os encargos financeiros inerentes à competição.
Os resultados obtidos vieram confirmar uma vez mais o Tran-Vo-Dao como a grande escola/estilo de artes marciais vietnamitas em Portugal e os seus responsáveis, professores e alunos como os mais capazes, sérios e competentes a nível nacional, que demonstraram uma vez mais o seu verdadeiro espirito de entrega, rigor e dedicação à prática desta arte marcial.
A organização do Campeonato do Mundo de Artes Marciais Inter-estilos, WAC-2018, organizado pela Federação Mundial de Kempo Chinês, confirmou as expectativas iniciais e esforçou-se por atender às necessidades dos milhares de participantes. Sublinha-se por fim o ambiente festivo e de amizade, que se respirou desde o instante inicial até ao instante final da competição. Uma verdadeira celebração da amizade e uma verdadeira homenagem ao espírito das artes marciais.
