16.2 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Abril 19, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Visita do executivo municipal à ETAR de Espinho

O Presidente da Câmara Municipal de Espinho Miguel Reis, juntamente com o Presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias, deslocaram-se na passada quarta-feira, 2 de março, à ETAR de Espinho, localizada em Paramos, onde foram recebidos pela Administração de Águas do Centro Litoral, entidade responsável pela gestão da infraestrutura.

O encontro, enquadrado numa política de reforço de proximidade entre as Águas do Centro Litoral e o Município de Espinho, procurou apresentar o funcionamento daquele sistema, numa visita conduzida por elementos da empresa e do seu Presidente, Alexandre Oliveira Tavares.

O Município e a Águas do Centro Litoral estão perfeitamente alinhados na missão de melhorar a rede e o serviço de abastecimento de água e de saneamento. O Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, referiu que o executivo está empenhado e pretende ”trabalhar de forma conjunta e articulada na obtenção de financiamentos comunitários para a concretização destes investimentos, no reforço de políticas sustentáveis e na sensibilização para a educação ambiental junto da comunidade.”

A ETAR de Espinho recebe e trata atualmente os efluentes provenientes dos concelhos de Espinho, Ovar (freguesias de Cortegaça e Esmoriz) e oito freguesias de Santa Maria da Feira, representando uma população de 194 mil habitantes-equiavalentes e um caudal de 20890 metros cúbicos/dia de águas residuais.

A solução de tratamento da ETAR de Espinho, baseia-se num processo biológico através de lamas ativadas, em regime de média carta, sendo as águas residuais tratadas ao nível secundário. Entre as diversas fases de tratamento, esta ETAR dispõe de uma linha líquida (tratamento físico-químico) e de uma linha sólida, composta por diferentes etapas de tratamento de lamas primárias e secundárias, provenientes da linha líquida.

Construído no final do século 20, o Emissário Submarino de Espinho, veio contribuir para a despoluição da Lagoa de Paramos, sendo fundamental a sua manutenção. Este emissário, com o comprimento total de 2000 metros, drena o efluente tratado pela estação de tratamento de águas residuais de Espinho.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...

Visita às obras da IP – Infraestruturas de Portugal, I.P. no Concelho de Espinho

0
A Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, acompanhada de técnicos do Município e da IP – Infraestruturas de Portugal, I.P., visitou as obras...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR