WIFI4EU traz internet gratuita a Espinho em alguns pontos

Iniciativa visa levar a conectividade sem fios às comunidades locais. A rede WiFi4EU tem inúmeros pontos de acesso pela cidade

A iniciativa WiFi4EU é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa levar a conectividade sem fios às comunidades locais. No âmbito da sua estratégia para o Mercado Único Digital, a Comissão Juncker propôs-se melhorar a conectividade em toda a Europa. A iniciativa WiFi4EU surge para realizar este objetivo, visando criar uma rede pan-europeia de pontos de acesso sem fios em autarquias de toda a União Europeia.

A utilização da WiFi4EU é totalmente gratuita. De acordo com as regras estabelecidas pela Comissão Europeia, durante um período de três anos, a rede WiFi4EU não pode beneficiar de qualquer tipo de remuneração monetária nem de formas indiretas de pagamento, como a publicidade ou a recolha de dados.

Ligar-se à rede WiFi4EU é muito simples. A Comissão Europeia decidiu que o nome da rede (SSID) será «WiFi4EU». A rede terá o mesmo nome em todo o lado, pelo que os pontos de acesso WiFi4EU serão reconhecíveis em toda a Europa. Ao ligar-se à rede pela primeira vez, será dirigido para uma página de início de sessão segura (portal cativo), onde poderá iniciar uma sessão com um simples clique. Depois de se ligar à rede sem fios, poderá começar a navegar livremente com a WiFi4EU. Se se desligar e voltar a ligar nas 12 horas seguintes, não terá de iniciar uma nova sessão.

Em Espinho, esta rede de pontos de acesso à internet já abrange zonas como o Largo da Câmara, o Parque João de Deus, a Piscina Solário Atlântico, a Esplanada (entre o Esquimó e a parte norte da Piscina Solário Atlântico) e o Parque de Campismo (50% da área do parque coberta por wifi: piscina, churrasqueiras e este da receção). Este projeto tem um investimento total de 19.451,22€ e conta com a comparticipação financeira da Comissão Europeia de 15.000,00€.