fbpx
18.1 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Fevereiro 26, 2021
Inicio Notícias Sociedade Projeto do AEMGA recebe prémio na Conferência Anual eTwinning em Varsóvia

Projeto do AEMGA recebe prémio na Conferência Anual eTwinning em Varsóvia

Data

- Publicidade -

A Conferência Anual eTwinning, sob a temática “eTwinning and our Heritage: Where the Past meets the Future” decorreu entre os dias 25 e 27 de outubro, e reuniu cerca de 650 professores oriundos de 41 países Europeus (e vizinhos), em Varsóvia, Polónia.

O ponto alto foi a entrega dos Prémios Europeus eTwinning, aos professores dinamizadores dos projetos que se destacaram pela sua qualidade, inovação, colaboração e integração curricular, na qual esteve representado o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, pela professora Marisa Rocha (fundadora), que conquistou um prémio com o projeto “Out of the Box”, na categoria 12-15 anos (2º lugar). O referido projeto foi desenvolvido numa parceria de sucesso entre duas turmas do 8º ano da Domingos Capela e alunos dos países parceiros – Grécia, Croácia, Itália e Espanha. Este projeto tinha já arrecadado Prémios Nacionais em Itália e na Grécia, motivo de orgulho para todos os parceiros envolvidos.

Para além da cerimónia de entrega dos Prémios Europeus eTwinning 2018, os participantes desenvolveram inúmeras atividades relacionadas com a temática central, nomeadamente o Património Cultural (material e imaterial) e o papel intrínseco que pode desempenhar no ensino e na aprendizagem, métodos e materiais inovadores e diferentes abordagens. Especialistas em várias áreas realizaram diversas palestras e apresentaram mais de 40 workshops. A professora Portuguesa e os seus parceiros de Espanha, Grécia e Croácia, apresentaram o projeto vencedor numa sessão bastante participada e animada. Além disso, a professora participou, ainda, numa TeachMeet (sessão de partilha de boas práticas), onde apresentou duas das muitas atividades desenvolvidas num projeto mais recente intitulado “Herit@ge Matters”: a revista digital “Our Heroes” e um jogo digital relativo ao conteúdo da revista, ambos produzidos colaborativamente pelos alunos envolvidos no projeto.

O projeto “Herit@ge Matters”, fundado pela mesma professora e desenvolvido no ano transato por alunos do 9º ano e 10º (Técnico de Desporto), da escola Domingos Capela, envolveu 7 países, tendo acabado de receber Selos Europeus de Qualidade em todos eles. Este selo permite à escola uma nova candidatura aos Prémios Europeus eTwinning 2019.

A Ação eTwinning foi lançada em 2005, como a principal ação do Programa de eLearning da Comissão Europeia, e desde janeiro de 2014 faz parte do Erasmus+, o programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto. O eTwinning favorece o desenvolvimento da dimensão europeia, a abertura intercultural e a dimensão transversal e interdisciplinar, graças a uma pedagogia centrada no PBL (Project Based Learning), que possibilita aos alunos a aquisição de competências linguísticas, digitais e sociais de forma motivadora. A comunidade eTwinning conta com mais de meio milhão de professores de 41 países.

Parabéns a todos os vencedores, em particular aos alunos que se empenharam no projeto Out of the Box, à professora Marisa Rocha, e aos parceiros da Grécia, Croácia, Itália e Espanha Barbara Zadraveli, Marko Brajković, Marisa Badini e Vanesa Cabarga!

Visite o TwinSpace do projeto: Out of box #eTwCitizen16

Últimas notícias

- Publicidade -

APP EspinhoTV

Disponível no Google Play

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR