A noite de sexta-feira, 13 de junho, foi marcada pela celebração do 32.º aniversário da elevação de Anta a vila, numa sessão solene que decorreu no auditório da Associação de Socorros Mútuos de São Francisco de Assis.
A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, que no seu discurso, saudou todos os homenageados e sublinhou “a importância de reconhecer aqueles que, em diferentes áreas, constroem diariamente o valor humano e o desenvolvimento das nossas freguesias”. Referiu também que a requalificação da Rua dos Combatentes está em “fase de arranque” e que está “em marcha” um programa de afirmação de Anta como Capital do Violino.
A Junta de Freguesia prestou tributo a personalidades e instituições que se destacam pelo seu impacto na comunidade antense, reforçando o espírito de pertença e a valorização do mérito local.
Palmira Silva e Alda Bernardes abriram o painel de homenagens, sendo distinguidas pela fundação e consolidação do Grupo de Peregrinos de Anta. No plano desportivo, o Império de Anta Futebol Clube quem recebeu também uma distinção. A USF Anta foi homenageada pelo seu percurso de excelência, na área da saúde. No setor empresarial, a distinção coube à Canard Bordados, fundada em 1989 por José Manuel de Sousa Pinto. A sessão incluiu ainda um momento especial de homenagem a Fernando Fernandes, figura reconhecida pelo seu percurso de mais de três décadas ligado ao serviço público, sindicalismo, associativismo e cidadania. A Associação de Socorros Mútuos de São Francisco de Assis e o seu presidente, Manuel Rocha, também subiram ao palco, numa homenagem que visou reforçar “uma cultura de compromisso e solidariedade que há décadas marca o seu trabalho social em Anta”.
Após as intervenções das entidades e entrega de distinções, a noite prosseguiu com um concerto da Tuna Musical de Anta, seguido do tradicional corte do bolo de aniversário e cântico de parabéns à Vila de Anta.



























