Comemorou-se a 30 de Outubro o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. Apesar de afectar homens e mulheres, o cancro da mama é o tipo de cancro com maior expressividade entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.
O Agrupamento de Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida aderiu a este dia, pois estão sempre atentos e solidários a estas causas, tendo realizado no dia 28 de Outubro, em todas as escolas do agrupamento, algo alusivo a este dia. Vestidos de rosa e fazendo um laço, símbolo do cancro da mama e sensibilizando a comunidade escolar para esta luta.
Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e apesar de ainda se morrer com esta doença, o número de casos de sucesso são cada vez mais, quando a doença é detetada atempadamente. Para isso é fundamental o RASTREIO DO CANCRO DA MAMA.
Também a Medicina e a Ciência tem evoluído e graças ao trabalho incessante de equipas multidisciplinares e a técnicas cada vez mais sofisticadas e menos invasivas, têm contribuído para que cada vez mais pacientes superem com sucesso a doença.
È muito importante passar esta mensagem de esperança, pois a doença, se detetada atempadamente, isto é, se fôr diagnosticada precocemente, mais probabilidades tem de ser tratada. È preciso estar atento e educar para a saúde. A comunidade científica tem ainda demonstrado que esta doença está associada a hábitos de vida, assim, queremos sensibilizar a comunidade educativa para a adopção de hábitos de vida mais saudáveis, adoptando uma alimentação equilibrada e diversificada, não consumindo tabaco, consumo moderado de vinho (só adultos e que não amamentam), além de uma prática de exercício físico diário. Não queremos que se afunde no sofá, caminhe diariamente, faça passeios regulares a pé, dance…