11.9 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Maio 3, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

EDV Talks no auditório do FACE

O FACE-Fórum de Arte e Cultura de Espinho recebeu, na passada tarde de quarta feira (13 set.) mais uma sessão das conferências EDV Talks, organizadas pela Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, à qual Espinho pertence, juntamente com Arouca, Oliveira de Azeméis, S.João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra.

Esta sessão contou com as participações de Vicente Pinto, Vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho em representação da autarquia, António Cândido de Oliveira (Prof. Catedrático na Univ. Minho), Gil Nadais (presidente da Câmara Municipal de Águeda), o guru do marketing Edson Athayde (CEO da FCB Lisboa), e Filipe Almeida (presidente da Comissão Diretiva da Estrutura de Missão para a Inovação Social). O debate foi moderado pela jornalista da RTP, Sandra de Sousa.

A representatividade destes municípios, em termos de especialização produtiva, tem vindo a ser alcançada por força do aproveitamento da bolsa de emprego gerada localmente, o que leva o território a fechar-se sobre a sua própria centralidade, mas abrindo-se ao mundo por força da dinâmica inovadora da sua produção hoje presente em mais de uma centena de países.

Como fator potenciador da sua competitividade económica, mas também como alavanca para uma presença mais próxima e mais eficaz junto das respetivas comunidades, o tema da Modernização Administrativa, é incontornável para a reflexão política contemporânea.

Os temas levados a discussão nesta sessão incluem questões como “As novas dimensões do poder local”, “O impacto da crise/das crises no processo de modernização administrativa”?, “A destrinça entre modernização e inovação”?, para além da necessária apropriação do processo de geração de novas ideias e avaliação do respetivo impacto potencial.

A região abrangida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria é um território com relevância muito significativa no contexto da Área Metropolitana do Porto, com um forte potencial de crescimento associado à sua marcada vocação industrial. O conjunto dos municípios que a integram concentram uma parte muito significativa de importantes setores produtivos – moldes, metalomecânica e cortiça – e um nicho diferenciador de um outro – o calçado para além da consagrada vocação turística do seu concelho litoral, Espinho.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Espinho mantém as 6 bandeiras azuis

0
Foi com grande satisfação que o Município acolheu a notícia de que Espinho mantém as 6 Bandeiras Azuis na sua costa para a época...

Seminário “Descomplicar o Simplex Urbanístico”

0
Decorreu, no passado dia 29 de abril, o Seminário "Descomplicar o Simplex Urbanístico", no qual os oradores e participantes discutiram as alterações que o...

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR