De 22 de julho a 31 de agosto de 2025, Espinho volta a disponibilizar duas mini bibliotecas de verão à beira-mar, promovendo o acesso livre e informal à leitura durante a época balnear. A iniciativa, intitulada “Mergulha na Leitura”, estará presente na Praia da Rua 37 e na Esplanada da Baía, junto à Piscina Solário Atlântico.
Sem necessidade de inscrição ou formalidades, estas bibliotecas de praia funcionam num sistema assente na confiança e cidadania, permitindo a qualquer pessoa escolher um livro, levá-lo para leitura na praia e devolvê-lo quando quiser. O mote é claro:
“Leva, ‘Mergulha’ e Devolve”.
Trata-se de um projeto que reforça a aposta do Município de Espinho numa política cultural descentralizada, inclusiva e acessível a todos, permitindo que residentes e veraneantes tenham acesso gratuito a livros, promovendo o gosto pela leitura em ambientes descontraídos.
As mini bibliotecas funcionam sem presença de funcionários e sem prazos de devolução, apelando à responsabilidade individual de cada leitor: “Leva um livro a teu gosto, mergulha na leitura e devolve quando puderes. Preserva o livro, ele é de todos!”
Este verão, entre mergulhos no mar e passeios pela marginal, Espinho convida a mergulhar também nas histórias dos livros.