No passado dia 7 de maio, Espinho vestiu-se de cultura para celebrar os 115 anos do nascimento de José Marmelo e Silva. Esta data, duplamente especial, assinalou também o 15.º aniversário da inauguração da nossa Biblioteca Municipal, o equipamento que orgulhosamente preserva o nome e a herança do escritor que adotou a nossa cidade como sua.
Para marcar esta efeméride, partilhamos agora um documento precioso: uma visita guiada à “Sala-Museu José Marmelo e Silva”, conduzida pelo seu filho, Nelson Marmelo e Silva. Produzido pela Câmara Municipal de Espinho, este vídeo documental abre as portas de um espaço criado para acondicionar, preservar e difundir o vasto espólio do autor.
A Sala-Museu é o resultado da generosa doação efetuada pelos herdeiros do escritor, reunindo documentos manuscritos, bibliografia ativa e passiva, objetos pessoais, obras de arte e peças de mobiliário que nos permitem mergulhar no universo criativo do autor de obras emblemáticas como “Sedução”.
Nascido na Beira Baixa em 1911, José Marmelo e Silva foi muito mais do que um vulto do neorealismo; foi um professor dedicado na nossa escola secundária e um cidadão exemplar, agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade e o grau de Comendador da Ordem de Mérito.
Assista a esta viagem guiada pela mão de quem melhor conhece a história e deixe-se envolver pela “teia de relações” e sabedoria que este espaço encerra. Mais do que um museu, esta sala é a prova viva de que a memória de um grande autor continua a iluminar o futuro da nossa comunidade.



