fbpx
7.5 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Fevereiro 28, 2020
Inicio Notícias Desporto Academica comemorou 82 anos de vida

Academica comemorou 82 anos de vida

Data

- Publicidade -

No passado dia 31 de Janeiro, a Associação Académica de Espinho realizou o seu jantar de comemoração dos seus 82 anos de vida, que contou com a presença de atletas, equipas técnicas das diferentes modalidades, bem como, com sócios e amigos do clube.

Neste noite foram homenageados diversos academistas com a Medalha de Mérito Desportivo.

Destacamos a atleta Mariana Gonçalves Neves, da secção de badminton da Académica que foi-lhe atribuído esta distinção pelas sucessivas excelentes prestações ao serviço do clube. Entre outros motivos, a Mariana distinguiu-se por: Campeã Nacional Sub-19 por equipas, Campeã Nacional Sub-17 em pares mistos e pelas frequentes chamadas aos estágios da Selecção Nacional. Para além destes títulos, a Mariana é reconhecidamente uma apaixonada pela modalidade e pelo clube, sendo vista pelos seus pares como um exemplo de dedicação, respeito pelos colegas, treinadores e adversários.

Carlos Frederico Pinto Saraiva || Hóquei em Patins

O ‘Fred’ é jogador da equipa de seniores do clube, sendo esta a décima época que compete com as cores da AAE. Não foi formado nas escolas da Académica, mas é visto como um “homem da casa”, foi internacional pela Selecção de Moçambique e participou no Campeonato do Mundo da modalidade. Para além de um excelente hoquista que contribui com muitos golos para muitas vitórias da Académica, é visto como um exemplo de como estar na modalidade, sendo reconhecido e respeitado pelos seus colegas, treinadores e adversários.

José Emanuel Rocha || Trampolins

Não existem atletas de excelência, sem grandes treinadores. A AAE tem tido ao longo de muitos anos, a felicidade de ver enormes atletas da secção de trampolins a nascer na Académica e a brilhar a nível Nacional e Internacional. Um desses treinadores é o Professor José Emanuel Rocha, que em conjunto com o restante corpo técnico, tem conseguido elevar e melhorar as capacidades técnicas e atléticas dos atletas.

Diogo Filipe Pértiga Cabral || Trampolins

O Diogo é um dos maiores valores dos Trampolins e da Ginástica Portuguesa. Para além da carreira recheada de títulos individuais e colectivos na Académica, participou no final de 2019 no Campeonato do Mundo de Trampolins. Enquadrado na Selecção Portuguesa, ajudou Portugal a obter mais um resultado histórico na modalidade, com a conquista da medalha de bronze no Campeonato do Mundo. Se a própria conquista da medalha não fosse por si só motivo de orgulho e de reconhecimento, acrescenta o facto de ser obtida em competição contra selecções de outros países que possuem muito melhores condições de treino e apoios para a prática da modalidade, das que infelizmente existem em Portugal.

David Castaño Zapata || Hóquei em Patins

O David é um jovem colombiano que escolheu Portugal para estudar.Elemento muito querido no clube, o David é um atleta que perante os colegas, treinadores, árbitros e adversários sempre teve um comportamento irrepreensível. É Internacional pelo seu país e em 2019 participou no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins.

Inês Daniela Alves Pardilhó || Badminton

A atleta Inês Pardilhó tem-se destacado no panorama do badminton nacional, pelas suas qualidades técnicas o que a tem levado a ser chamada aos trabalhos da Selecção Nacional que prepara o próximo europeu da modalidade. Destacou-se ainda pela conquista dos títulos nacionais ao serviço da Académica, no escalão de sub-19 em Singulares Senhoras, Pares Mistos e por equipas femininas. A paixão e a qualidade que a Inês coloca em campo, tem elevado o nome da Académica em todas as competições que tem participado.

Filipe Marques Leite || Voleibol
Guilherme Bragança Sapage de Barbosa Maia || Voleibol
Bernardo Fonseca Neves Oliveira || Voleibol

Três atletas da equipa de Juniores de voleibol da Académica, que competem na equipa de sub-21 e que também integram a equipa de seniores do clube, sendo um exemplo para todos os mais novos que ambicionam chegar às equipas de seniores nas diferentes modalidades da AAE. O Filipe Leite e o Guilherme Maia foram ao serviço da Académica 4 vezes campeões nacionais e uma vez vice-campeão nacional. Ambos e em dupla, foram seleccionados pela Federação Portuguesa de Voleibol, como a dupla que representa a nossa selecção no escalão não seniores na modalidade de voleibol de praia. O Bernardo Oliveira juntou-se à Académica há menos anos do que os colegas. Vindo de Seia, foi na Académica que desenvolveu o seu voleibol, onde se sagrou duas vezes campeão nacional e uma vez vice-campeão nacional. Fruto do seu trabalho, dos seus colegas e treinadores, tem logrado ser chamado constantemente à selecção nacional sub-18.

Bruno Neves Amaral Oliveira || Trampolins

O Bruno é um dos mais talentosos ginastas da Académica, tendo ao longo dos anos alcançado inúmeros títulos. Na época transacta conquistou o título Nacional de trampolim individual e duplo-mini trampolim. Se estes títulos não fossem por si só já fantásticos, o Bruno participou ainda e com as cores nacionais no Campeonato do Mundo por idades no Japão.Nesta competição obteve um excelente 4º lugar ficando a escassos pontos da conquista da medalha de bronze.

Francisco Silvino Martins Fidalgo || Voleibol

O Professor Fidalgo é um Academista de longa data e um homem com ligação de uma vida à Académica e ao Voleibol em geral. Na Académica, esteve ligado quase sempre ao voleibol e a muitos dos mais bonitos capítulos da modalidade no clube, através dos inúmeros cargos que desempenhou. Nesta sua última passagem pela Académica, foi o responsável pela reorganização da secção, coordenando toda a formação, dando-lhe novas valências, ambição e qualidade. É ainda o grande impulsionador do regresso do voleibol feminino na Académica. Se o referido anteriormente não bastasse, o Professor Fidalgo é um exemplo de capacidade de trabalho, de vivência da actividade do clube e de ambição em atingir novos patamares.

Bárbara Mota Santos || Ginástica Rítmica

A Bárbara é neste momento, uma das melhores e mais reconhecidas atletas a representar o clube. Além dos diversos títulos regionais e nacionais, alcançados tanto individualmente como pela equipa da Académica, é considerada hoje em dia, uma atleta de ‘Elite” pela Federação Portuguesa de Ginástica. Tem participado em vários campeonatos internacionais ao serviço da nossa selecção. É uma das ‘esperanças’ da Ginástica Portuguesa, para os grandes eventos internacionais que se avizinham. Se não bastasse o seu mérito desportivo, é ainda descrita pelas suas colegas e treinadoras, como um exemplo de superação, de trabalho e uma excelente companheira.

Fotos: Associação Académica de Espinho

FonteAAE

Últimas notícias

- Publicidade -

APP EspinhoTV

Disponível no Google Play

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR