12.5 C
Espinho Municipality
Sábado, Novembro 26, 2022
spot_img

ÚLTIMAS

ACIVE realizou primeiro de cinco colóquios sobre Espinho

No sábado passado (19 nov) teve início um ciclo de colóquios intitulado “Espinho e a Globalização”, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, organizado pela Associação Cívica de Espinho (ACIVE).

Este primeiro colóquio, realizado na sala polivalente da biblioteca, abordou o subtema “Globalização Histórica” e iniciou com um momento musical a cargo de Nuno e João, alunos da Escola Profissional de Música de Espinho.

João Castelo, Presidente da Associação Cívica de Espinho, iniciou o colóquio, que foi moderado por João Monteiro, da direcção da ACIVE, e teve como orador Armando Bouçon, mestre em História e, atualmente, diretor do Museu Municipal e responsável do património e equipamentos culturais da Câmara Municipal de Espinho. Na sua apresentação falou-nos da história da cidade de Espinho, da importância da praia para o turismo, da fábrica de conservas Brandão Gomes, do jogo no desenvolvimento económico da cidade, entre muitos outros temas.

Após a apresentação teve lugar um debate onde houve uma participação ativa dos cidadãos.

No total vão ser realizados cinco colóquios durante os próximos meses, cada um com um subtema específico. O tema deste sábado foi relacionado com a base na história de Espinho e o ser espinhense. O próximo, em janeiro, diz respeito ao modo como o nosso tecido económico-financeiro interage com a internacionalização da economia. No terceiro colóquio vai-se falar sobre a ação social e como as estruturas sociais locais interagem com este mundo da globalização. No quarto, vai-se falar sobre a questão da cultura, as várias entidades, os vários festivais e o seu papel no mundo. No último vai-se falar sobre desporto.

As datas agendadas são para dia 13 de janeiro, com a “Globalização Económica”, a 11 de fevereiro, a “Globalização Social”, a 11 de março, “Globalização Cultural” e o último, a 15 de abril, “Globalização Desportiva”.

Os colóquios pretendem ser um momento de aprendizagem para o cidadão, no entanto, o fator relevante é o cidadão entrar no debate sobre a temática e a cidade.

Latest Posts

spot_imgspot_img

AVISOS

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR