AEMGA e AEOS acolhem o encontro “Eco-Herit@Ge Matters”

McDonalds_530x80_baixonoticia

Entre os dias 6 e 10 de novembro de 2019, realizou-se, nas cidades de Espinho e Ovar, o Encontro de Coordenadores do Projeto Erasmus “Eco-Herit@ge Matters”.

Os Agrupamentos de Escolas de Espinho (AEMGA) e Ovar Sul (AEOS) encontra-se envolvido neste projeto Erasmus+, no âmbito da Ação Chave 2, uma parceria de intercâmbio de boas práticas, com a duração de dois anos (2019-2021).

Portugal é o país coordenador deste projeto que resulta de uma relação de colaboração estabelecida entre os dois agrupamentos Portugueses, sendo o AEMGA a entidade coordenadora. Os quatro parceiros europeus são a Itália (Gangi – I.C. “F. P. Polizzano”), a Croácia (Osijek – Osnovna skola “Retfala”), a Grécia (Preveza – 4o Gymnasio Prevezas) e a Roménia (Beclean – Colegiul National Petra Rares). As escolas nacionais são coordenadas pelos professores Marisa Rocha (EMGA) e Bruno Marques (AEOS).

O projeto “Eco-Herit@ge Matters” tem como objetivos consciencializar a escola e os alunos para uma cidadania mais Verde e promover a diversidade Europeia através do conhecimento e partilha da cultura, da história, do património, das tradições e dos costumes dos países parceiros.

A participação dos dois agrupamentos nortenhos nesta iniciativa vai ao encontro dos objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Foram quatro dias de trabalho intenso. Os coordenadores do “Eco-Herit@ge Matters” frequentaram vários workshops, organizados pelas escolas anfitriãs, e tiveram várias reuniões de trabalho, em Espinho e Ovar, fundamentais para a sua operacionalização, mas houve algo que os impressionou: a beleza das nossas praias, a riqueza e diversidade do nosso património e da gastronomia e, em especial, a famosa hospitalidade dos Portugueses.

Próxima paragem Gangi – Itália.

Artigos Relacionados