AEMGA inicia Intercâmbio de sucesso com Fortes Lyceum, na Holanda

McDonalds_530x80_baixonoticia

A 1ª fase das  atividades de intercâmbio entre o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e a escola Fortes Lyceum, em Gorinchem, no sul da Holanda realizou-se, entre 21 e 27 de Janeiro.

O grupo Português, constituído por 11 alunos do 9º ano da escola sede e da Domingos Capela, acompanhados pelas professoras Alzira Rocha e Marisa Rocha, foi recebido com braços abertos pelos parceiros Holandeses.

 O programa da semana incluiu várias atividades escolares, para além de visitas guiadas a monumentos e locais emblemáticos, e algum tempo livre passado com os alunos e famílias que albergaram os portugueses.

Além de Gorinchem, a cidade anfitriã, houve ainda a oportunidade de visitar Dordrecht, uma das mais antigas cidades da Holanda, bem como Amesterdão. As atividades programadas incluíram visitas variadas, como por exemplo, a uma famosa quinta com produção de queijos, aos moinhos de Kinderdijk, ao Rijksmuseum (Museu Nacional) e até ao Bowling ou a um ringue de patinagem no gelo. O projeto incluiu, ainda atividades feitas em grupos binacionais, preparadas em sala de aula e desenvolvidas em tours pela cidade ou durante a volta de barco pelos canais do rio Amstel, em Amesterdão.

O encontro deu a conhecer as diferenças entre os dois países, nomeadamente os sistemas educativos, os hábitos alimentares e mesmo a ocupação de tempos livres, tendo-se revelado uma experiência verdadeiramente enriquecedora e inesquecível.

A 2ª fase ocorrerá entre 10 a 17 de Março, com a visita dos parceiros Holandeses ao nosso país e, em especial, à nossa cidade.

Artigos Relacionados