APAM no Estágio Internacional de Minh Long

No passado fim de semana de 18 e 19 de Maio, realizou-se na Corunha, um estágio Internacional de Minh Long, da escola de Arte Marcial Tradicional Vietnamita Vo Co Truyen. O curso foi ministrado por Mestre Frédéric Marion, que é o representante máximo da Escola  em França. Mestre Fédéric foi acompanhado por Mestre Thierry Delpierre e Professora Edwige Delpierre de França. De Portugal, mais propriamente de Espinho-APAM, esteve uma pequena delegação e  os Mestres Carlos Santos e Carlos Tavares.

O sábado de manhã, foi dedicado às técnicas básicas marciais da escola Minh Long, através da prática de 3 energias. Da parte da tarde, o estágio decorreu com o estudo do Binh Khi, técnicas com armas, neste caso o Thuong Con (Pau longo), forma e aplicações práticas de combate dois a dois.

No domingo de manhã, apesar da situação emocional difícil para o Mestre Marion e para todos nós, pois recebeu a dolorosa notícia que sua mãe tinha falecido na madrugada de domingo, o estágio decorreu com o estudo de defesa pessoal num conceito novo de combinação, cardio com defesa pessoal, retirada das artes marciais vietnamitas.

Ainda da parte de manhã houve tempo para trabalhar uma forma avançada da escola tradicional vietnamita, Thao Bo Lao Mai Quyên, um quyên tradicional incluído em todas as escolas vietnamitas.

Por fim e aproveitando a ocasião, teve lugar uma reunião internacional onde se debateram várias dinâmicas e intercâmbio entre os três países representados, Espanha, França e Portugal, com o anúncio de um grande evento internacional a levar a cabo em Portugal – Espinho no mês de Novembro do corrente ano.

O estágio terminou em grande festa de convívio e amizade entre todos os intervenientes.

No próximo fim de semana em Espinho vai realizar-se o Campeonato de Viet Vo Dao na Nave Desportiva De Espinho, das 14H00 às 21H00, organizado pela Associação Portuguesa de Artes Marciais-UP.

Artigos Relacionados