Apresentado projeto “Amigos da Ribeira do Mocho” em Guetim

A Junta de Freguesia de Anta e Guetim e a Cooperativa Nascente assinaram um protocolo de colaboração para organizarem uma intervenção na ribeira do Mocho. “Amigos da Ribeira do Mocho” é o grupo criado pela Cooperativa Nascente e inscrito no Projeto Rios, que pretende assim promover a revitalização de uma zona verde e da ribeira que a atravessa.

O troço a ser intervencionado no âmbito do Projeto Rios faz parte de Guetim e o espaço verde atravessado é conhecido por Parque da Picadela.

Os objetivos da intervenção são melhorar a qualidade das águas da ribeira, pela limpeza do seu leito e margens, no troço de 500 metros proposto no Projeto Rios; estudar o ecossistema fluvial; monitorizar, pelo menos, na primavera e no outono, a ribeira, realizando a limpeza do leito e margens e fazendo a análise das águas; e plantar flora adequada à retenção das margens e outras caraterísticas dos ecossistemas das ribeiras.

Para isso, realizou-se no passado dia 22 de Setembro, no Parque da Picadela, a apresentação do projeto “Amigos da Ribeira do Mocho” e no salão paroquial de Guetim, podemos ver uma mostra de utensílios agrícolas da freguesia.

Fotos DR

Artigos Relacionados