A artista espinhense Ana Pais Oliveira foi a única portuguesa selecionada para o 60.º Premio de Pintura y Escultura Reina Sofia, uma das mais prestigiadas distinções das artes plásticas em Espanha. A exposição das obras finalistas está patente na Casa de Vacas – Centro Cultural, no Parque del Buen Retiro, em Madrid, até 23 de março.
No passado dia 17 de março, a artista marcou presença na Cerimónia de Entrega dos Prémios, onde teve a honra de ser recebida pela Rainha D. Sofia, com quem conversou sobre o seu trabalho artístico. A cerimónia contou ainda com a presença do Embaixador de Portugal em Madrid, sublinhando a importância deste reconhecimento além-fronteiras.
Para a exposição foram selecionadas 67 obras, num universo de 350 candidaturas de artistas de várias nacionalidades, evidenciando o elevado nível competitivo e artístico do prémio.
Este reconhecimento é um marco significativo na carreira de Ana Pais Oliveira, reforçando a sua posição no panorama artístico internacional e enaltecendo o talento espinhense no cenário das artes plásticas.