Boccia | Participação de Ana Correia no Zagreb World Boccia

A estreia da espinhense Ana Catarina Correia em provas internacionais de boccia foi próxima da perfeição tendo feito um percurso digno de destaque. Numa competição que decorreu em Zagreb nos passados dias 4 a 8 de abril, a atleta do S.C. Espinho entrou muito confiante e passou a fase de grupos com vitórias contra Vivian Nagy (Hungria), atual medalhada de bronze nos campeonatos da europa e nº 8 do mundo, Sona Aguayeva (Azerbaijão) e Jirina Kreibichová (República Checa). Tendo sido apurada de forma direta para as meias finais, defrontou e venceu de forma concludente a brasileira Mariana Silva apurando-se assim para a final da competição.

A final foi jogada contra a azeri Sona Aghyeva tendo sido um jogo com uma história muito diferente do realizado na fase de grupos. Depois de ter entrado com algumas dificuldades no 1.º parcial onde não conseguiu encontrar o seu jogo e consentiu 4 pontos teve de ir atrás do prejuízo e conseguindo elevar o seu nível de jogo e níveis de eficácia, conseguiu empatar a partida. Na realidade uma medição do árbitro chegou a dar a vitória à portuguesa, no entanto, com a verificação pedida pela adversária o resultado foi corrigido e o jogo foi para parcial de desempate. Num parcial de grande tensão, a atleta Ana Correia acabou por perder terminando com a medalha de prata.

Desta forma, a atleta espinhense deu uma resposta muito positiva à chamada feita pelo selecionador nacional demonstrando um bom nível, sendo de destacar, para alguém da 2.a posição final, a vitória contra a medalhada de bronze nos últimos europeus.

BOCCIA | Campeonato Regional

O tão ansiado regresso às competições nacionais de boccia, que estavam paradas há cerca de 2 anos por motivo da pandemia COVID-19, ocorreu este fim de semana em Melgaço onde foi jogado o Campeonato Regional Norte. O Sporting Clube de Espinho participou com 5 atletas e o grande destaque vai para os títulos de campeão regional obtidos pelos atletas João Pinto na primeira divisão BC1 e Herlander Correia na primeira divisão BC5. Ambos atletas fizeram um percurso imaculado vencendo todos os jogos, não dando assim qualquer margem aos seus oponentes. João Pinto, alcança assim o heptacampeonato regional, demonstrando uma grande consistência nos seus resultados na zona norte ao longo dos últimos anos. Quanto a Herlander Correia, recupera o título que lhe tinha fugido na última competição regional realizada. Com estes resultados, ambos atletas garantem desde já o apuramento para o campeonato nacional individual masculino e absoluto, cumprindo desse forma um dos objetivos traçados para esta época.

Tendo regressado de Zagreb na noite anterior à competição, Ana Correia caiu na competição quase de “paraquedas” não tendo tido praticamente tempo para recuperar entre competições tanto física como mentalmente. Com uma jornada de sábado com 5 jogos, a espinhense venceu 2 e perdeu 3, tendo chegado ao fim do dia com índices elevados de fadiga e dores musculares que a impossibilitaram de participar, por precaução, na restante competição. Ainda assim, garantiu o 5º lugar da classificação final da 1ª divisão da classe BC2 e aguarda repescagem para o campeonato nacional individual feminino e absoluto que previsivelmente deverá conseguir.

Uma grande surpresa na prova foi a prestação de Inês Ramos que pela sua primeira vez alcançou a fase eliminatória da prova tendo sido eliminada pelo atleta que viria a ser campeão regional na 2ª divisão da classe BC2. Com este resultado a atleta aspira ainda a repescagem para o campeonato nacional individual feminino. Também na 2ª divisão da classe BC2 participou Pedro Moura que conseguiu apenas 1 vitória nos jogos realizados. Tendo entrado algo ansioso o atleta de Espinho consentiu uma derrota no 1º jogo o que condicionou toda a sua prova.

Terminada esta prova, os atletas entram já num período de preparação para as provas nacionais que se avizinham, sendo a próxima competição o 1º campeonato nacional individual masculino e feminino que irá decorrer no fim de semana de 7 e 8 de maio em Braga.