fbpx
21.6 C
Espinho Municipality
Segunda-feira, Agosto 10, 2020
Inicio Notícias Sociedade CerciEspinho participou na Conferência ICAVI 2019

CerciEspinho participou na Conferência ICAVI 2019

Data

- Publicidade -

O Centro de Apoio à Vida Independente Horizontes da CerciEspinho foi convidado para partilhar a sua experiência ao nível do Serviço de Assistência Pessoal (SAP) que está a prestar desde junho deste ano, na conferência “ICAVi 2019 – Modelos de Vida Independente”, promovida pela Escola Superior de Santa Maria e pela Associação de Neuromusculares, no âmbito do Projeto de Investigação Centro Apoio Vida Independente.

Foi uma tarde bastante profícua, de partilha de metodologias, dificuldades e estratégias, onde para além do CAVI Horizontes e da APN, esteve também presente mais 1 dos 27 CAVI aprovados nas regiões Norte, Centro e Alentejo (AFUA), bem como um membro da Rede Europeia da Vida Independente (ENIL). “Foi-nos dado a conhecer também a realidade vivida em Madrid (Oficina de Vida Independente). Foi possível perceber que apesar de realidades tão distintas, deparamo-nos com preocupações muito semelhantes, mas essencialmente que a ambição que nos une é a mesma – mostrar a importância da continuidade desta resposta, como uma parte crucial para assegurar a vida independente das pessoas com deficiência.”

O Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) também esteve presente na conferência e deu a conhecer à plateia presente toda a legislação inerente à constituição e funcionamento dos CAVI.

“O ponto alto desta conferência foi quando tivemos o prazer de ouvir testemunhos na 1.ª pessoa, onde 3 beneficiários/as e 3 assistentes pessoais partilharam a sua experiência vivida ao nível do SAP. Foi um testemunho carregado de emoção e onde percebemos que a assistência pessoal, apesar de ser tão recente no nosso país, já permitiu melhorias tão grandes na vida de tantas pessoas.”

Últimas notícias

- Publicidade -

APP EspinhoTV

Disponível no Google Play

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR