fbpx
14.3 C
Espinho Municipality
Segunda-feira, Abril 19, 2021
Inicio Notícias Sociedade Confinamento não trava Projetos Erasmus+ e eTwinning do AEMGA

Confinamento não trava Projetos Erasmus+ e eTwinning do AEMGA

Data

- Publicidade -

Apesar de o Segundo Período estar a decorrer na modalidade de Ensino @ Distância, os projetos Europeus do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida continuam a ser desenvolvidos em excelente ritmo, com inúmeras reuniões e encontros online entre os parceiros, ora apenas professores, ora também alunos, e muitas atividades interessantes.

O projeto Erasmus/eTwinning “Eco-Herit@ge Matters” deu continuidade ao trabalho colaborativo, iniciado no Primeiro Período, que envolve os 6 parceiros do projeto numa parceria construtiva cujo objetivo final é a criação de uma Curta de Animação, sob a supervisão do professor João Católico. Os alunos das escolas envolvidas criaram personagens, cenários e storyboards. Seguir-se-á a gravação das falas. No Agrupamento, os alunos do 8º 3 e do 8º B (e um do 8ºA) deram asas à sua imaginação e criaram duas personagens – um Anjo e um Parvo.

Orientados pelas professoras de Educação Visual, Carmo Pinto e Filomena Bilber, os alunos desenvolveram competências nas áreas da estrutura do corpo humano, escala e princípios do desenho de animação, desenhando as figuras, de frente e de perfil, com base no “Anjo” e no “Parvo” do Auto da Barca do Inferno.

Os vencedores foram o Anjo criado pela aluna Catarina Neves, do 8º3 e o Parvo criado pela aluna Rita Costa do 8ºB. O guião de “Purgatory Airlines”, o sugestivo nome da obra, foi redigido em Português e em Inglês para permitir que os parceiros estrangeiros pudessem compreender o texto e trabalhar, entre outras coisas, as suas falas. Uma outra atividade de destaque, iniciada pelo projeto Erasmus+ “Eco-Herit@ge Matters” durante este Período, foi as “Remote Travels” (Viagens Virtuais).

Há cerca de um ano, um grupo de alunos e professores do Agrupamento deveria ter partido para Gangi, em Itália, na primeira mobilidade do projeto. Infelizmente, a pandemia impossibilitou a concretização da viagem e trouxe muitas dúvidas e entraves. O projeto que, no Agrupamento, envolve alunos das turmas A, B, 3 e 6 do 8º ano, continuou em força, e viu o seu prazo de vida alargado por mais um ano, mas os obstáculos às viagens têm-se mantido. Assim, os parceiros do projeto decidiram criar um evento para cada país, uma viagem virtual preparada pelos alunos e professores do país anfitrião. O primeiro encontro decorreu no dia 10 de março, e teve mais de 80 participantes: alunos, professores e até o Diretor da escola de Gangi orientaram os parceiros numa viagem pela sua herança cultural – arte, natureza, gastronomia local, música, danças tradicionais, produtos típicos e outros. O próximo país anfitrião será a Grécia.

Outro dos projetos do Agrupamento, o projeto eTwinning “Sport 4 Peace & Trust”, que envolve as turmas 10ºCMRPP, 10ºTD e 11ºTD, manteve-se bastante ativo durante este confinamento. Duas das principais atividades desenvolvidas, ao longo do Segundo Período, prenderam-se com a celebração de duas datas importantes: o Dia da Internet Segura e o Dia Internacional da Mulher.

A 18ª edição do Dia da Internet Segura foi assinalada a 9 de Fevereiro e visou alertar para a necessidade de se adquirirem certos cuidados na utilização da Internet: perceber os riscos, as regras de segurança e as normas de conduta. Também os alunos e professores do projeto Erasmus+ “Eco-Herit@ge Matters” participaram nesta iniciativa, numa sessão Zoom com cerca de 90 participantes. Todos os alunos e parceiros destes dois projetos visualizaram o vídeo: “I’m Truly Sorry (https://youtu.be/YhWLKg30opA) e responderam a algumas questões relacionadas, essencialmente, com Cyber-bullying.

Além disso, foi preparado um desafio através da plataforma de jogos educativos Kahoot. O desafio, em língua Inglesa, foi partilhado na plataforma eTwinning, e nas redes sociais, tendo sido jogado por 617 pessoas, que aprenderam sobre a Internet Segura de uma forma divertida. Seguiram-se os preparativos para a celebração do 110º Dia Internacional da Mulher. Após visionamento de um vídeo e resolução de questionário associado, os alunos do 11ºTD e os parceiros do projeto “Sport 4 Peace & Trust” reuniram, numa sessão Zoom, no dia 5 de março, com o objetivo de fazerem um debate sobre Kathrine Switzer, a primeira mulher a participar oficialmente na Maratona de Boston, em 1967, e um exemplo de resiliência. Foi uma oportunidade de se conhecerem melhor, através da exploração dos Mentimeters preparados anteriormente, sobre o que os alunos associavam a cada país, e de debaterem sobre assuntos tão pertinentes, como a Igualdade de Género e os Direitos Humanos. O grupo juntou-se à campanha #ChooseToChallenge, partilhando um padlet para o efeito, que foi bastante participado nacional e internacionalmente (ver aqui: https://padlet.com/teachermarisafox/bnduolpjvjdg).

Na semana seguinte, foi a vez de todos assistirem ao filme: “Bend it Like Beckham”, uma comédia Britânica sobre uma jovem oriunda de uma família Sikh, cujo sonho é jogar futebol, contra as espectativas dos seus pais e família alargada. O filme aborda questões como o choque entre culturas, tradições familiares, igualdade de género, amizade, multiculturalismo, entre outras.

Estas e outras temáticas fazem parte dos domínios a trabalhar no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento e são recorrente nos projetos eTwinning desenvolvidos no nosso agrupamento.

No dia 26 de março ocorrerá um novo encontro no Zoom onde os alunos envolvidos no projeto terão a oportunidade de entrevistar um cidadão Britânico acerca destas e de outras questões culturais.

Últimas notícias

- Publicidade -

APP EspinhoTV

Disponível no Google Play

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR