4.7 C
Espinho Municipality
Domingo, Fevereiro 5, 2023
spot_img

ÚLTIMAS

Conheça as Masterclasses CINANIMA 2022

As Masterclasses do CINANIMA 2022 dar-te-ão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho de grandes mestres de animação contemporâneos. A 46ª edição conta com masterclasses de Chris Robinson, Chintis Lundgren, Carlos de Carvalho, Paulo Patrício, Jorge Ribeiro, Tomm Moore e Hugo Santos!

Chris Robinson – Destinado à colisão – o uso da colagem em animação / ESAD – Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos – 7 Nov às 15h

Uma visão geral do uso da colagem em animação ao longo do século XX, desde o seu uso tradicional artesanal (Stan Vanderbeek, Larry Jordan, Arthur Lipsett, Terry Gilliam) até aos posteriores mestres: Lewis Klahr, Stacey Steers, Martha Colburn e Janie Geiser, e aos artistas de colagem digital mais contemporâneos do século XXI: Lei Lei, Winston Hacking, Soda Jerk, Dalibor Barić e Kelly Sears. Examinaremos como a colagem se desenvolveu de uma ferramenta artística anti-estabelecimento rebelde para uma cooptada pela corrente dominante e pelos meios de comunicação online de formas mais frívolas e indiscutivelmente negativas (memes, gifs, e aquele vilão desonesto chamado ‘photoshop’).

Chintis Lundgren – Como tornar-se um(a) realizador(a) de cinema de animação acidentalmente / UCP – 8 Nov às 10h30

Chintis Lundgren fala sobre como ela tropeçou no mundo da animação. E como passou de desenhar pássaros bêbados a coelhos alcoólicos. O seu cúmplice, Draško Ivezić, também estará na masterclass para ajudar a explicar de quanto mais cheio de absinto o futuro irá ficar.

Carlos de Carvalho – O processo criativo da Escola PÔLE 3D Centro Multimeios de Espinho – 8 Nov às 11h

Pôle 3D é uma escola de animação 2D e 3D com sede em Roubaix, no norte da França, que oferece licenciatura (3 anos) e mestrado (5 anos). Durante esta apresentação, descobrirá as etapas de aprendizagem do primeiro ao quinto ano com todas as questões artísticas e técnicas de cada etapa. E finalmente o que acontece com os nossos alunos no mundo profissional?

Paulo Patrício e Jorge Ribeiro – Sweet Masterclass

 IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e Ave – 9 Nov às 10h30

Os dois realizadores de cinema de animação, Jorge Ribeiro e

Paulo Patrício, abordam o processo que envolve a performance de cinema expandido ao vivo, “Sweet Spot”, onde cruzam música ao vivo, projeção vídeo e desenho em tempo real.  Além da abordagem ao processo criativo, assim como demonstrações práticas e técnicas, é também exibida uma adaptação para curta-metragem da performance.

Tomm Moore – Um estilo distinto de realizar cinema de animação / ESMAD (Escola Superior de Media Artes e Design) – 10 Nov às 10h30

Tomm Moore, diretor e co-fundador do Cartoon Saloon – estúdio de produção independente na Irlanda – é um nome incontornável do cinema de animação atual, que irá abordar o seu processo criativo e os momentos de maior destaque numa carreira de grande sucesso. Mais conhecido pela realização da aclamada trilogia de longas-metragens, “Secret of Kells” (com o actor Brendan Gleeson), “Song of the Sea” e “The Wolfwalkers” (com o actor Sean Bean), nomeadas para os Óscares, trabalhou como produtor, diretor artístico, storyboarder, animador e ilustrador numa série de projetos de referência. Será de mencionar, também, a realização de um segmento da longa antológica “The Prophet” (com as vozes de Salma Hayek, Liam Neeson e John Krasinski) junto de um coletivo de realizadores, assim como a sua produção das duas longas-metragens de Nora Twomey (“The Breadwinner” e “My Father’s Dragon”).

Hugo Santos – O processo criativo da curta-metragem “O Santuário” / Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira (10 Nov – 11h) e Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida (11 Nov – 11h)

Saber trabalhar em grupo é uma habilidade importante e toda a gente tem o seu grau de dificuldade em abrir-se num processo criativo. Ao realizar o projeto de final de curso com quatro pessoas sem cargos definidos foi importante terminar com um filme que refletisse um pedaço de todos na história, personagens, ambiente e mensagem. Esta masterclasse tem o intuito de refletir sobre todo o processo da curta-metragem “Santuário”  e como as várias fases da sua produção foram ultrapassadas em grupo num período de quatro meses.

Latest Posts

spot_imgspot_img

AVISOS

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR