15.8 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Cooperativa Nascente com algumas atividades até ao fim do Verão

Com o verão à porta e o período de férias a começar, a Nascente reduz significativamente a sua atividade externa, mas a interrupção é só até setembro.
O Ensemble Vocal “Nós & Vozes”, que integra o Animartes/Nascente, protagoniza mais um evento “Vozes numa noite de verão”, num concerto que terá como convidados especiais o duo de piano e voz constituído por Francisco Seabra e Daniela Lage. Em atividade desde 2015, o Nós & Vozes conta com uma dezena e meia de elementos e dedica-se à música vocal, com um reportório baseado em arranjos de canções bem conhecidas, portuguesas, brasileiras, e outras, sob a direção do músico e professor de música espinhense João Belchior. É no dia 20, às 22 horas, no Auditório Nascente.
Depois do sucesso no verão passado, eis que se realiza no final de julho um novo Summer Camp de danças urbanas, promovido pelo Royal Crew no âmbito das aulas de Hip Hop que desenvolve no Animartes. Marta Oliveira, a professora responsável, programou um leque de formações com diversos professores e em estilos muito variados de danças urbanas, que passarão pelo dancehall, house, break dance e outros. De 30 de julho a 3 de agosto as tardes no auditório Nascente vão passar a correr… e a dançar. Inscrições abertas.
Por falar em Animartes, depois das atividades ainda em curso neste mês de julho, agosto será tempo de pausa, para um regresso cheio de força logo no início de setembro, com alguns workshops de modalidades variadas e para públicos de todas as idades, dos mais pequenos aos seniores. Esteja atento e se ainda não participa informe-se e inscreva-se desde já para reservar o seu lugar na próxima época. Além da atividade regular durante todo o ano, o Animartes proporciona também a participação em espetáculos e outras iniciativas, como foi o caso da recente “Viagem no Tempo” que teve como palco o Auditório de Espinho, e onde também atuou o grupo de capoeira.
A celebração do Dia Mundial da Dança foi um dos eventos que marcaram o início das atividades pública da 1ª MoCAP – Mostra Concelhia de Artes Performativas que a Nascente tem vindo a organizar com outras associações do concelho. Também incluído na Mostra, terminou há dias um excelente curso de prática teatral e a atividade vai continuar já em setembro e outubro com espetáculos em todas as freguesias do concelho, que envolvem os diversos grupos participantes. Esteja atento e compareça.
Em contagem decrescente para a 42ª edição, agendada para 12 a 18 de novembro, o CINANIMA avança na sua organização, nesta fase muita marcada pela receção dos filmes a concurso e pela pré-seleção dos mais de 1.100 já inscritos, muitos deles de realizadores de nomeada. Novidade é a chegada de filmes de vários países africanos, a diversificar ainda mais as ofertas do festival. A programação extraconcurso irá contar com parcerias com alguns festivais europeus e com programas especiais propostos por escolas superiores de animação, e incluirá um programa especial com filmes no feminino.
Num breve resumo, é possível dizer que a atividade externa da Nascente no primeiro semestre foi intensa e variada, com mais de 40 iniciativas públicas dividas pelas áreas do cinema, teatro, música, dança, ambiente, poesia, arte e formação, participadas por cerca de 3.300 pessoas. Iniciativas como a festa de carnaval, a sessão comemorativa do 25 de abril, os bailes folk e de vinil, entre outras, tiveram grande aceitação e atraíram muitos sócios e não sócios ao Auditório Nascente e outros espaços.
A partir de setembro regressa a atividade normal, com destques para as iniciativas Animartes, os eventos da Mostra de Artes Performativas, o Programa Outros Palcos, possivelmente com um espetáculo de dança, dois novos cursos de formação, um workshop de teatro para jovens e umj convívio de fim de verão. E, claro, a antecipação das novidades de mais uma edição, a 43ª do CINANIMA, com novembro já à espreita.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR