“Corrida Limpa Praias” na praia das Sereias em Espinho

O projeto “HÁ RIO E MAR, HÁ LIXO PARA TRANSFORMAR” da Lipor pretende desenvolver um conjunto de iniciativas e ferramentas que promovam intensa e continuadamente a Literacia do Oceano e a Proteção e Preservação do Mar integradas nos sistemas educativos, na informação aos cidadãos, na capacitação de técnicos ao nível administrativo e empresarial, com vista à adoção de melhores práticas de gestão ambiental nesta matéria.
Entre as várias iniciativas integradas neste projeto, já dinamizadas no Município, no âmbito do programa Bandeira Azul terminamos com esta ação de plogging, designada como “CORRIDA LIMPA PRAIAS” integrada no Eixo 1 – Sensibilização, no passado sábado dia 16 de Outubro, na Praia das Sereias.
A “CORRIDA LIMPA PRAIAS” decorreu em 8 ações distintas, em diferentes praias dos municípios associados à LIPOR: Espinho, Matosinhos, Porto, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Esta consistiu em percorrer um percurso limitado e sinalizado, em forma de caminhada ou corrida, recolhendo o máximo de resíduos existentes no areal.
Neste sábado os participantes conseguiram apanhar 55 kilos de lixo nas praias de Espinho.
No final da atividade, todos os participantes foram surpreendidos com uma oferta da AIPAL.