fbpx
11.6 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Dezembro 3, 2020
Inicio Notícias COVID-19 COVID-19: Fase de Mitigação - O que muda?

COVID-19: Fase de Mitigação – O que muda?

Data

- Publicidade -

Eis o que muda com a norma que entrou em vigor à meia-noite desta quinta-feira.

O que muda, na prática, com a passagem da fase de contenção para a de mitigação?

Na infraestrutura de saúde, a grande mudança é que serão envolvidos todos os hospitais públicos e centros de saúde, bem como o setor privado e social.

O uso de máscaras será generalizado?

Não. Nesta fase, o uso de máscaras é só recomendado para pessoas com susceptibilidade acrescida quando estão em grandes aglomerados ou nos serviços de saúde.

Todos os suspeitos de infeção devem ser testados

As pessoas com suspeita de infeção, isto é, que apresentam sintomas como febre, tosse persistente ou tosse crónica agravada e dificuldade respiratória, devem ser testadas.

Na presença destes sintomas, as pessoas devem ligar para a linha telefónica gratuita SNS 24 (808 24 24 24), que fará o encaminhamento dos casos.

Se tiver sintomas fortes e muita dificuldade em respirar?

Pode ir a uma urgência de hospital. Serão separadas em duas partes: uma para pessoas com dificuldades respiratórias, onde se incluem os suspeitos de Covid-19, e outra para os restantes doentes.

Prioridade nos testes

Em caso de impossibilidade de testar toda a gente com suspeita de infeção, a DGS estabeleceu uma cadeia prioritária: primeiro, são os doentes com critérios de internamento hospitalar; segundo, os recém-nascidos e as grávidas; terceiro, os profissionais de saúde com sintomas.

Link relacionadoNORMA
FonteJN

Últimas notícias

- Publicidade -

APP EspinhoTV

Disponível no Google Play

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR