“CUIDAR do MAR que nos UNE” – Projeto Bandeira Azul

O evento mundial Blue Flag Med Week 2021, teve início a 5 de julho e terminará a 11 de Julho.
Durante esta semana, 12 ONGS*, que desenvolvem o Programa Bandeira Azul no Mediterrâneo, sob o mote “CUIDAR do MAR que nos UNE”, vão organizar limpezas de praia e outras ações de educação e sensibilização ambiental.
Os objetivos desta ação assentam em consciencializar para a necessidade urgente de alterar comportamentos, pois só dessa forma é possível combater a poluição marinha e travar as suas consequências nos ecossistemas e na biodiversidade; bem como realçar a pertinência do trabalho conjunto das várias organizações e associações que têm a educação ambiental e a conservação e recuperação do planeta entre as suas prioridades.
Em todo o mundo, 80% dos resíduos que vão parar ao oceano têm origem em atividades realizadas em Terra, por isso é essencial consciencializar o maior número de pessoas e reduzir drasticamente os resíduos produzidos. Desta forma, a Blue Flag Med Week conta com toda a comunidade da bacia do Mediterrâneo: praias marinas, locais marítimos, fluviais ou lacustres.
O objetivo passa por mobilizar os habitantes e os turistas dos municípios, os utilizadores das marinas, os colaboradores de empresas, a comunidade escolar ou qualquer associação ou movimento que pretenda ter um papel ativo no combate ao lixo marinho.
Programa Bandeira Azul 2021
“Recuperação dos Ecossistemas”