Realizou-se ontem, 29 de maio, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE) a XI Jornadas dos Novos Paradigmas de Proteção Civil que contou com mais de 100 participantes de norte a sul do país.
Este evento, organizado promovido pelo Centro Universitário do Porto da Universidade Lusófona e acolhido desta vez pelo Município de Espinho através do Serviço Municipal de Proteção Civil, é um fórum reconhecido no setor que aborda temas desafiantes, juntando académicos, especialistas e operacionais.
Desta vez, o assunto foi “A água e os riscos de proteção civil”, explorado em quatro painéis temáticos com palestrantes de norte a sul do país, onde não faltaram temas como as cheias de Valência, alterações climáticas, desafios costeiros, entre outros.
Também o Plano de Ação Local de Assistência a Banhistas e Salvamento Aquático de Espinho foi abordado na ordem do dia pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil, Pedro Louro.
A sessão de abertura ficou a cabo da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, e a sessão de encerramento contou com o Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Manuel Moura.