O Município de Espinho está a realizar um plano de limpeza de linhas de água, que inclui a Ribeira de Silvalde, com o objetivo de remover os resíduos que se acumulam nas margens e no leito da ribeira.
Com esta ação, o Município pretende melhorar a qualidade da água e reduzir as obstruções no escoamento. A preservação das ribeiras é fundamental para a biodiversidade, o turismo e a saúde pública.
A presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, responsável pelo pelouro da limpeza urbana, enfatizou a relevância destas ações que julga “um serviço público imprescindível não apenas no contexto da gestão ambiental, mas também da prevenção civil e da saúde pública. Reconhecemos que temos um desafio enorme pela frente na preservação e higienização das nossas ribeiras. Mas acima de tudo, precisamos de conscientizar a população a cuidar do ambiente, a valorizar o que é nosso.”, afirmou.
Além disso, procedeu-se à limpeza a sul do recinto ao lado da feira municipal, onde se encontravam vários detritos de diferentes géneros.
O Município apela à colaboração de todos os cidadãos para que não depositem resíduos nas margens ou no leito da ribeira e denunciem situações irregulares.