Espinho marcou presença na 22ª Edição do Xantar

Feira Internacional de Turismo Gastronómico que decorre em Ourense (Espanha) entre 3 e 7 de novembro

XANTAR é a única Feira Internacional de Turismo Gastronómico credenciada da Península Ibérica. Uma privilegiada plataforma no âmbito da promoção dos destinos turístico-gastronómicos com ampla difusão nos órgãos de comunicação social.
O certame, oferece cinco dias de atividades dirigidas a profissionais e amadores e tem por objetivo a aposta numa alimentação equilibrada baseada em produtos de qualidade. Defende a qualidade da Gastronomia e do Turismo Sustentável e Saudável, fundindo tradição e inovação típicas dos territórios representados, através de Showcookings de cozinha ao vivo, degustações comentadas, exposições, provas temáticas, conferências de especialistas, apresentações de produtos inovadores e muitas mais iniciativas. Permite assim conhecer e experienciar os destinos gastronómicos e enológicos mais vanguardistas de Espanha, Portugal e América Latina.
Uma promoção em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, com o objetivo de potenciar a visibilidade e o prestígio da marca turística Porto e Norte de Portugal no Mercado Ibérico, com especial ênfase no Produto Estratégico Gastronomia Vinhos, no sentido de consolidar a notoriedade daquela marca.
No dia 4, dia dedicado à região do Porto e Norte, além de um showcooking de Caldeirada de Peixe de Espinho e de vários momentos de degustação de produtos gastronómicos, alguns deles promovidos por agentes económicos locais, o Município teve oportunidade de promover, entre outros, eventos estratégicos tais como o Festival Mar-Marionetas com a presença das mascotes Mário e Neta, e o Festival de Estátuas Vivas com a performance de uma estátua viva.