Espinho participou no Tapete Mundial Jubileu 21-22

Inseridas na rede de 260 localidades de 30 países, nos 5 continentes, as 5 paróquias de Espinho participaram no maior evento mundial de tapetes promovido pela Comisión Gestora de Entidades Alfombristas del Camino de Santiago, visando a promoção dos Caminhos de Santiago e do ano Xacobeo 2021!

Após um concurso mundial, foi escolhido o desenho do tapete, que, no passado sábado (24 de julho), todos os voluntários, associações e entidades participantes compuseram nas suas localidades. O desenho deste tapete mundial, do autor Miguel A. Laguna de Chinchon – Espanha, representa os simbolos que movem os peregrinos por todo o mundo.

Desta forma, com o tema “Simbolicamente unidos pelo mesmo caminho” foi elaborado um pequeno tapete de sal e flores, com um desenho comum em todo o mundo e, nomeadamente junto às igrejas de Espinho, Anta, Guetim, Silvalde e Paramos, através de um convite, em 2019, ao grupo de Tapetes de S. Martinho de Anta.

“Foi com grande satisfação que assumi este projeto fazendo apenas sentido se fosse abrangente a todo o concelho. Foram constituidos grupos de trabalho para cada uma das paróquias. Este é, por isso, um projeto conjunto, pertece a cada um daqueles que nele participaram.” referiu Susana Belo, elemento da organização dos Tapetes de S. Martinho de Anta.

Este evento foi organizado pela Comissão de Alfombristas Camino de Santiago e o projeto envolveu cerca de 300 comunidades e países provenientes de todos os continentes (Países Participantes).

Por Filipe Couto