Espinho tem água de qualidade exemplar

O Município de Espinho voltou a ser distinguido com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano – 2020” atribuído pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
A distinção foi atribuída ao Município de Espinho pelo serviço prestado de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas em cerimónia que decorreu em Lisboa, no passado dia 15 de novembro’21, durante a 16ª Expo Conferência da Água.
Este Prémio é o reconhecimento de todo um trabalho desenvolvido pelo Município de Espinho em prol da sua população, confirmando a excelente qualidade da água que é fornecida, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Os ‘Prémios e selos de qualidade dos serviços de águas e resíduos’ da ERSAR pretendem evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas, e sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.
Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos foram alguns dos parâmetros avaliados.
Esta iniciativa da ERSAR é realizada em parceria com o Jornal Água & Ambiente. Fazem também parte do Júri várias entidades representativas do setor, designadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA.