15.6 C
Espinho Municipality
Sábado, Abril 20, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Espinho voltou a banhos na Praia das Sereias

No domingo à tarde (5 de Julho) decorreu a 8.ª Edição do “Vir a Banhos”. A Praia das Sereias encheu-se de figurantes, que se vestiram a rigor, para recriar a praia do início do século XX.
No “Vir a Banhos” são encenados os diferentes modos de estar na praia, diferenciando as atividades praticadas pelas diferentes classes sociais. Antigamente, as pessoas ocupavam o seu tempo com jogos como a cabra-cega, o salto ao eixo, as tétulas (jogo com pedrinhas) ou o prego. Faziam-se castelos de areia e lançavam-se papagaios de papel.
A par dos banhistas, o “Vir a Banhos” retrata, também, outras personagens características da praia do início do século passado. São retratados os vendedores de água, de tremoços, de doces, de vira-ventos e nunca falta o fotógrafo à la minuta, com o cavalinho de madeira.
No “Vir a Banhos”, o som do acordeão faz a chamada dos veraneantes para o primeiro espetáculo da tarde. Todos se sentam em volta de um tapete para assistir a um número de contorcionismo. Logo depois, o acordeão volta a tocar. O público dirige-se, então, para o local onde vai decorrer o típico teatro de “robertos”.
É bem distinguida a classe mais baixa da classe mais alta da sociedade. No “Vir a Banhos”, os fidalgos dedicam-se a atividades mais discretas: sentam-se, à sombra, a conversar, leem, pintam ou passeiam.
Antigamente eram muito respeitados os benefícios terapêuticos do mar. Na hora do banho, cumpriam-se as prescrições médicas: sete mergulhos ajudariam a tratar do raquitismo, da escrofulose, do reumatismo, das dores musculares e da falta de apetite. Também nesta altura os figurantes recriam os distintos comportamentos das pessoas perante o mar. Algumas personagens tiram a touca e avançam sem medo. Outras dirigem-se ao banheiro que lhes dará o número de mergulhos recomendado pelos médicos.
A recriação histórica contou com a participação de várias associações do Concelho: Associação Espinho Vida, Classe de Ginástica Rítmica de Competição da Associação Académica de Espinho, Rancho Folclórico Santiago de Silvalde, Rancho Folclórico Nª Srª dos Altos Céus, Rancho Regional Recordar é Viver, Teatro Popular de Espinho – Cooperativa Nascente.
O “Vir a Banhos” já existe há 16 anos. É organizado, bianualmente, pela divisão da cultura Câmara Municipal de Espinho.

Joana Amorim

VER GALERIA DE FOTOS

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR