Na passada sexta-feira, 18 de julho, o Largo da Câmara Municipal de Espinho encheu-se de cor e música com a realização de mais uma edição do Festival Internacional de Folclore de Espinho – 44º Danças do Mundo. Organizado pelo Município de Espinho, em parceria com os ranchos folclóricos do concelho, o evento voltou a afirmar-se como uma das grandes celebrações culturais da cidade, unindo comunidades através da dança, da música e do património imaterial.
A noite começou com um desfile pelas ruas da cidade, com partida da Praia da Baía, onde os grupos nacionais e internacionais foram aplaudidos por onde passavam. Já na Praça Dr. José Salvador, o palco montado ao ar livre acolheu atuações de excelência oriundas de várias partes do mundo, tendo iniciado com uma atuação das Bailarinas de Dança Contemporânea da Casa da Gaia.
Com representação de países como Costa Rica, Georgia, Brasil, Índia, Roménia, Espanha, Polónia, o festival promoveu um verdadeiro encontro de culturas. Marcaram também presença os grupos de Espinho: Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos / ABCR, Rancho S. Tiago de Silvalde, Rancho N.ª Sr.ª dos Altos Céus e o Grupo Cultural e Recreativo Semente.
Espinho reafirmou-se, assim, como cidade anfitriã de tradições e ponto de encontro entre culturas, num evento que envolveu centenas de participantes e deixou a promessa de regressar com a mesma força e diversidade no próximo ano.