13.2 C
Espinho Municipality
Quinta-feira, Abril 25, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Estudo sobre o grau de satisfação dos utilizadores da estação de comboios de Espinho

A ACIVE – Associação Cívica de Espinho – realizou em 8 de Outubro a apresentação pública à comunicação social, dos resultados do estudo sobre a satisfação dos utilizadores da estação de comboios de Espinho, na Junta de Freguesia de Espinho. A comunicação dos resultados foi feita por membros da ACIVE e contou com a presença da professora Manuela Nogueira e a Ana, aluna da turna 11, do 11º Ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida.
O estudo apresentado resulta da necessidade identificada pela ACIVE de conhecer mais profundamente a opinião dos utilizadores do comboio considerando as profundas alterações introduzidas pelo enterramento da linha férrea. Nesse sentido foi elaborado um breve questionário com duas componentes para a avaliação da satisfação dos utilizadores, nomeadamente as questões relacionadas com a acessibilidade e questões relativas ao estado de conservação e conforto das instalações.
A execução deste projeto teve como parceiro principal o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, entidade com quem a ACIVE estabeleceu um protocolo formal de colaboração, concretizado na colaboração da Dra. Manuela Nogueira e dos alunos da turma 11 do 11º Ano, no ano letivo de 2014/2015. A este nível salientamos que foram realizadas reuniões com a referida professora e uma apresentação do projeto à turma por forma a transmitir os objetivos do estudo e evidenciar a dupla importância dos contributos destes na obtenção de informações fiáveis e objetivas relativamente à satisfação dos utilizadores da estação de comboios.
Os alunos aplicaram 316 inquéritos correspondendo a 18.8% dos 1682 utilizadores regulares do comboio, contabilizados em 2011. Os inquéritos foram aplicados a 164 pessoas do sexo feminino e 152 do sexo masculino, sendo que 17% tinham até 19 anos, 9.5% entre 20 e 24 anos, 53.5% de 25 a 64 anos e 19.9% mais de 65 anos. Esta estratificação da amostra obedeceu aos dados do INE sobre a caraterização sociodemográfica da população residente no concelho de Espinho, constantes do diagnóstico realizado em 2013 pela Rede Social do Concelho de Espinho.
O inquérito aplicado e tratado pelos alunos, sob a orientação da Dra. Manuela Nogueira, pretendia conhecer duas dimensões relativas à utilização dos comboios e da estação nomeadamente a acessibilidade e o estado de conservação e conforto da estação, tendo um total de 6 perguntas para a primeira componente e 4 para a segunda, tal como se identifica de seguida.
Ao nível da Acessibilidade as questões pretendiam conhecer a satisfação com a localização da estação da CP, a facilidade estacionamento, se o piso exterior adequado, a adequabilidade das entradas na estação, a facilidade de acesso às linhas e o atendimento nas bilheteiras. Relativamente à vertente estado de conservação/conforto as questões prendiam-se com o conforto geral com as características ambientais da estação, com o conforto nas plataformas, com o estado de limpeza da estação e plataformas e com o estado de conservação da estação e plataformas.
Ao nível dos resultados deste estudo, no âmbito da acessibilidade, salienta-se a satisfação global positiva com a localização da estação da CP, o piso exterior adequado, a adequabilidade das entradas na estação, a facilidade de acesso às linhas e o atendimento nas bilheteiras. No entanto a avaliação é claramente negativa relativamente à facilidade de estacionamento, identificando um problema sentido pelos utilizadores.
Ao nível do estado de conservação e conforto os resultados são inversos sendo maioritária a insatisfação quer com o conforto geral com as características ambientais da estação, quer com o conforto nas plataformas quer com o estado de conservação da estação e plataformas. Neste âmbito da avaliação somente o estado de limpeza da estação e plataformas obtém uma apreciação positiva.
Os resultados deste estudo revelam a necessidade de fazer chegar esta informação junto das entidades competentes no sentido de colmatar quer as dificuldades de estacionamento quer, principalmente, de ser realizada uma intervenção que melhore as condições e conforto da estação. A ACIVE pretende entregar quer na Câmara Municipal de Espinho quer na REFER os resultados deste estudo, no sentido de sensibilizar estas entidades para a necessidade de serem formuladas intervenções que reduzam a insatisfação identificada.

Nota de Imprensa

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Visita à obra da envolvente da Vila Manuela

0
Com a instalação da rede de iluminação pública e o início do plantio de novas árvores, a obra da envolvente da Vila Manuela está...

Início da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático

0
Deu início a execução da obra do Dispositivo de Salvamento Aquático, na praia dos pescadores, um passo significativo para a segurança e o bem-estar...

Seminário Regional: Roteiro Nacional para a adaptação 2100

0
Espinho acolheu a sessão pública de apresentação dos resultados regionais de implementação do “Roteiro Nacional para a Adaptação 2100”, que se realizou na passada...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR