Foi inaugurada esta terça-feira, 2 de setembro, no edifício do novo Posto de Turismo de Espinho (entrada sul), a exposição fotográfica “Sabores e Tradições: Confrarias em Imagens”, uma iniciativa da Confraria Gastronómica dos Sabores Portugueses/Luxemburgo, em colaboração com a Câmara Municipal de Espinho e a Confraria da Caldeirada de Peixe e Camarão de Espinho.
A mostra, que estará patente até 12 de setembro, celebra a riqueza da cultura gastronómica e associativa do país através de registos fotográficos de 15 confrarias portuguesas, entre as quais a Confraria da Caldeirada e Camarão de Espinho, a do Cultivo do Arroz de Estarreja, a da Vitela Assada à Moda de Fafe, a de Almeirim, a da Amadora, a de Lafões e ainda a dos Vinhos de Portugal na Bélgica, entre outras.
Trata-se de uma exposição itinerante, idealizada e organizada por Isabel Ferreira, grã-mestre da Confraria Gastronómica dos Sabores Portugueses do Luxemburgo, que percorre diferentes cidades portuguesas desde junho, lembrando a importância da gastronomia na preservação da identidade cultural. À medida que a mostra avança pelo país, novas confrarias vão-se juntando, prevendo-se que, no total, participem 20 confrarias.
A inauguração contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, da vereadora Leonor Lêdo da Fonseca e de representantes da Confraria da Caldeirada e Camarão de Espinho, que destacaram a relevância da iniciativa no fortalecimento das tradições gastronómicas locais e nacionais.
O percurso da exposição culminará no Luxemburgo, em 2026, numa grande mostra que reunirá todas as confrarias participantes, encerrando um ciclo que une, em torno da gastronomia, comunidades e territórios distintos.

























