A 21.ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema arrancou este domingo, 22 de junho, no Centro Multimeios de Espinho, com uma sessão de abertura que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, que deu oficialmente início a uma semana dedicada ao cinema emergente mundial.
Até 29 de junho, Espinho acolhe mais de 250 filmes, 80 dos quais em competição, e cerca de 40 especialistas internacionais em formação, no que é já considerado um dos mais importantes programas formativos da Europa para jovens profissionais da sétima arte.
A edição de 2025 reflete temas marcantes da atualidade, como a evolução da Inteligência Artificial na criação cinematográfica, o impacto da crise da habitação nas produções nacionais e a influência crescente de realizadores estrangeiros a residir em Portugal. O programa inclui ainda um olhar atento sobre questões sociopolíticas globais, com destaque para filmes oriundos da Palestina, Hungria, EUA, Egito e Índia.
O FEST reafirma-se assim como um ponto de encontro privilegiado para o debate artístico, formação e exibição de cinema independente, consolidando Espinho como palco central da nova geração do cinema mundial.