10.8 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Março 29, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Festa das Coletividades a verdadeira festa da fraternidade

A Festa das Coletividades de Paramos, apelidada muitas vezes como a verdadeira festa da fraternidade paramense, começou na sexta-feira, dando o mote para três dias de convívio e animação entre os habitantes da freguesia e não só. No primeiro dia, depois do jantar, houve concerto da Banda União Musical Paramense e a abertura oficial com um breve discurso de Manuel Dias, presidente da Junta de Freguesia, que subiu ao palco acompanhado por Américo Castro, presidente da Assembleia de Freguesia, e Quirino de Jesus, vereador da Câmara Municipal.
No sábado, a manhã e o início da tarde foi de desporto, mas o destaque vai para a missa campal realizada no Complexo Desportivo pelo bispo auxiliar do Porto, D. João Lavrador, que respondeu positivamente ao repto da autarquia paramense. Já à noite, depois do jantar, decorreu a sessão solene com as habituais homenagens a individualidades que se destacaram em cada coletividade.
Foi, por exemplo, homenageada a equipa e cada jogador das Águias de Paramos pela conquista do campeonato e a equipa de iniciados da Geração Paramos pela subida de divisão. Do Rancho Regional Recordar é Viver, foi distinguido Manuel Reis; pela Quinta de Paramos e Geração de Paramos, o eleito foi Pedro Resende; e pela associação Paramos em Movimento Jorge Bandeira foi o escolhido, entre outras coletividades.
A sessão solene continuou com os tradicionais discursos. Manuel Dias destacou a capacidade de empenho e de organização das coletividades paramenses, mas que tantas vezes são esquecidas pelas autarquias. O presidente da Junta disse que as coletividade precisam de mais apoios para poderem continuar com o seu trabalho e dar o “salto”.
Já Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal, falou nas obras de requalificação da orla costeira e mencionou a entrega, para breve, da Escola da Bouça à Junta de Freguesia e a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que estará em discussão pública, e que contribuirá para o alargamento das construções. O autarca elogiou ainda a festa das coletividades.
Já no domingo, destaca-se a realização do Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Rancho Regional Recordar é Viver de Paramos. A iniciativa contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Leonor Fonseca, e com a participação, além do grupo organizador, do Grupo de Danças e Cantares de Nogueira e de um rancho oriundo da Croácia.

Texto: Lília Marques

Fotos: Paulo Duarte

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião da Comissão Municipal do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, presidiu esta quarta-feira, 27 de março, à segunda reunião da Comissão Municipal do SGIFR. Esta...

Relatório do estado das obras realizadas na Rua 19 (a nascente)

0
O Município de Espinho tem recebido variadíssimas queixas relativamente ao estado em que se encontra a Rua 19, entre o limite nascente do concelho...

Obras na Rua Rosa dos Moinhos em Anta

0
Agora que, finalmente, as condições climatéricas o permitem, teve início a obra de reabilitação da passagem hidráulica na rua Rosa dos Moinhos, que o...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR