Anta viveu quatro dias de festa em honra de Nossa Senhora dos Altos Céus e S. Mamede, entre 13 e 16 de outubro. O evento, que contou com a participação de vários grupos musicais e artistas, atraiu centenas de pessoas ao Largo dos Altos Céus, onde se realizou a tradicional festa dos rojões.
Apesar do mau tempo, o primeiro dia da festa foi animado pelo grupo TEKOS, que colocou toda a gente a mexer. No sábado, o destaque foi para o artista Ruizinho Penacova, que trouxe o seu acordeão e as suas cantigas ao desafio, e para a Dj Su, que animou a noite o resto da noite.
O ponto alto das festividades aconteceu no domingo, com a missa solene em honra de Nossa Senhora dos Altos Céus e S. Mamede, celebrada pelo pároco Sérgio Leal. Devido à previsão de chuva, a procissão foi adiada para a tarde, mas isso não impediu que os fiéis acompanhassem o andor da padroeira pelas ruas da localidade, enfeitadas com flores. À noite, houve um espetáculo diferente e tradicional, com a atuação da Rusga Raça Vareira, a Rusga O Mar é Nosso de Espinho e o Grupo de Cavaquinhos São Félix da Marinha.
A segunda-feira foi marcada pela segunda saída da procissão, que percorreu um trajeto diferente do dia anterior, pela atuação da Tuna Musical de Anta, que tocou várias peças do seu repertório, pela Feira das Ovelhas, e pelo encerramento das festas com a artista Beatriz, que cantou alguns dos seus êxitos, e com a Dj Su, que voltou a animar a noite.
As festas em Esmojães ainda não terminaram, pois no próximo sábado, 21 de outubro, haverá mais música e animação com Tom Carlos, às 21h, e o Tributo aos Rolling Stones, às 23h. O encerramento definitivo das festividades acontecerá no dia seguinte, com a Festa dos Tremoços, com o Grupo GJ Show, às 15h30, e Augusto Canário, às 17h.
ÁLBUM FOTOGRÁFICO DA PROCISSÃO