Festival Internacional de Música de Espinho arranca com lotação esgotada

Festival Internacional de Música de Espinho arranca com lotação esgotada
McDonalds_530x80_baixonoticia
McDonalds_530x80_baixonoticia

O Festival Internacional de Música de Espinho está de regresso com a sua 45.ª edição e o concerto de abertura. Já há confirmação de casa cheia para esta sexta.

O Auditório de Espinho | Academia é o primeira espaço a receber a 45.ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho (FIME). O arranque é na sexta-feira, às 22h00, com o violinista David Grimal e a Orquestra Clássica de Espinho.

Grimal leva a cabo um projecto social, em França, com a orquestra Les Dissonances, reconhecido a nível mundial. Os membros dessa orquestra integram-na apenas e só pela paixão à música, colocando de parte aspectos comerciais e obrigações laborais. Les Dissonances apresenta-se sem maestro e o seu objetivo primordial é o de oferecer à audiência uma nova visão sobre o repertório convencional.

Durante a preparação para sexta-feira, o violinista terá em mãos a importante tarefa de dar continuidade ao trabalho desenvolvido em França, mas desta vez com os músicos da Orquestra Clássica de Espinho. O resultado vai ser apresentado no primeiro concerto do festival.

O FIME prossegue no sábado, às 22h00, com dois mestres russos: o pianista Alexander Melnikov e o violoncelista Alexander Rudin apresentam um recital preenchido por obras de Rachmaninov, Golowin e Chopin. Uma noite que explora uma intensa expressividade e o lirismo, antecedido pela rubrica “Palestrina’s”, ou seja, uma palestra pré-concerto pensada para os melómanos.

O Festival Internacional de Música de Espinho é um dos mais mais antigos festivais do género em Portugal, com a sua primeira edição em 1964. Os bilhetes para o FIME estão disponíveis na Academia de Música de Espinho ou na bilheteira online . Este ano, em parceria com a CP, o público do FIME que viaje nos Comboios Urbanos do Porto pagará apenas 2 euros (ida e volta, válido nos dias do evento), mediante apresentação do bilhete para o concerto.

Artigos Relacionados