Festival Internacional de Música de Espinho serpenteia a cidade já este fim-de-semana

(clique na imagem para ver o video)

Após um concerto de abertura memorável, em que o violinista David Grimal e a Orquestra Clássica de Espinho esgotaram o Auditório de Espinho | Academia, o FIME arranca para um fim-de-semana recheado de propostas espalhadas por diversos pontos da cidade.

A abrir o périplo do fim de semana, que começa esta quinta-feira, o Lisboa String Trio, cuja formação reúne uma curiosa combinação de de instrumentos – guitarra, guitarra portuguesa e contrabaixo -, e três reputados músicos portugueses – José Peixoto, Bernardo Couto e Carlos Barretto-, apresenta-se no Jardim Interior da Biblioteca Municipal num concerto em que se cruzam estilos e géneros, com incursões no jazz ou no jazz, conduzindo-nos por um repertório variado e inventivo que vai certamente proporcionar um generoso momento de descoberta e encontro entre o público e o grupo.

Na sexta-feira, cabe à jovem violinista Elicia Silverstein criar a atmosfera mágica e envolvente que é já marca dos concertos na Capela N.ª Sr.ª da Ajuda, com um programa a solo que passará por obras do Barroco do século XX, de compositores marcantes, num recital que vai ser seguramente surpreendente.

No sábado, o jovem agrupamento vocal The Gesualdo Six, que se apresenta pela primeira vez em Portugal, viajará pela polifonia vocal franco-flamenga, inglesa e italiana, misturando latitudes e longitudes num mosaico de sons que combinam magistralmente com a espiritualidade inspirador da Igreja Matriz de Espinho.

Todos estes concertos são de entrada livre sujeita, contudo, à lotação dos espaços e, por conseguinte, a levantamento prévio de bilhetes-convite na Academia de Música de Espinho, não se aceitando reservas.

No domingo, às 11h30, o CRASSH vai utilizar uma panóplia de recursos, não necessariamente musicais, para produzir som com um entusiasmo, uma dinâmica e uma alegria contagiantes, naquele que é, por excelência, um concerto em que os mais novos e os mais crescidos se sentirão envolvidos com igual entusiasmo. Um fim de semana que convida à fruição absoluta do Festival Internacional de Música de Espinho.

Artigos Relacionados