FIME: O pianoforte pelas mãos de Andreas Staier

FIME: O pianoforte pelas mãos de Andreas Staier

Entre 5 e 8 de Julho, o Festival Internacional de Música de Espinho entra no terceiro fim-de-semana e apresenta quatro concertos marcantes da sua programação. 

O alemão Andreas Staier apresenta-se nas mais importantes salas europeias, americanas e japonesas e, este sábado (6/07), é recebido no FIME para um recital de pianoforte no Auditório de Espinho | Academia.

A excelência do mestre do repertório barroco, clássico e romântico em instrumentos da época tem-lhe valido as mais aclamadas críticas. O jornal britânico The Independent considerou Staier um “intérprete de excepcional profundidade e vigor, com uma agilidade e inteligência que ouvi-lo é um prazer”.

Ao FIME, Andreas Staier traz a sua genialidade e, focando-se num programa de Mozart, Haydn e C.P. E Bach, tocará em pianoforte cópia de Wlater & Sohn de cerca de 1805.

Ainda no sábado, ao meio-dia, estreia-se a rubrica Concertos Breves com o recital de órgão de Jonathan Ayerst, na Igreja Matriz de Espinho. Com uma duração de cerca de 40 minutos, o organista e pianista apresentará um programa dedicado à música de Dietrich Buxtehude e de Johann Sebastian Bach, dois mestres da tradição organística alemã.

Ainda este fim-de-semana, é chegada a hora dos concertos de dois dos quartetos mais desejados da programação da 45.ª edição do Festival Internacional de Música de Espinho.

O MozART Group (5/07), que faz do humor uma arte musical, regressa ao festival depois de em 2011 aqui ter actuado com imenso sucesso. Já o Kronos Quartet (8/07) promete uma diversidade de repertório e celebra ainda os 30 anos de “Different Trains” (Steve Reich), uma das grandes obras do final do século XX. Ambos os quartetos apresentam-se no Auditório de Espinho | Academia com lotação esgotada.

Artigos Relacionados