Inaugurou no passado dia 29 de maio a exposição On Show Graduate Exhibition 2025, no Institute of Art, Design + Technology, Dún Laoghaire, Co. Dublin, onde entre os trabalhos em exibição se destacou o documentário fotográfico sobre a Arte da Xávega, em Espinho.
“𝗛𝗲𝗿𝗼𝗶𝘀 𝗱𝗼 𝗠𝗮𝗿”, de Miguel Reis, finalista do curso BA (Hons) Photography + Visual Media, é uma série documental sobre a vida de uma comunidade piscatória costeira em Espinho, Portugal. Centrado na prática tradicional de pesca da Arte Xávega, o projeto destaca a resiliência, as rotinas e a profunda relação entre as pessoas e o mar https://onshow.iadt.ie/onshow/2025/miguel-reis.
Trabalhando exclusivamente com filme analógico, tanto em terra como na água, Miguel adota um processo lento e intencional que espelha a natureza física e rítmica do trabalho dos pescadores. As imagens resultantes são íntimas e cuidadosamente compostas, revelando os gestos, as ferramentas e a força coletiva deste difícil modo de vida.
O reconhecimento do trabalho realizado culminou com a nomeação para os prémios RADAR — PhotoIreland’s Research and Development Artist Residency do The Museum of Contemporary Photography of Ireland e The RDS Visual Art Awards https://www.rds.ie/rds-foundation/arts/vaa
Miguel Reis é um artista plástico e fotógrafo do Porto, Portugal, atualmente radicado em Dublin. O seu trabalho é impulsionado por um forte interesse em projetos socialmente responsáveis, que exploram temas sobre comunidades, tradição cultural e a relação humana com o mar.
