Gomes de Almeida caminhou para assinalar o Dia da Pessoa com Deficiência

McDonalds_530x80_baixonoticia

O Agrupamento de Escolas Dr Manuel Gomes de Almeida organizou esta quarta feira, com a restante comunidade educativa, uma Caminhada para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 dez.) e que teve como ponto de chegada, o Largo da Câmara Municipal, onde foram recebidos pelo presidente da autarquia Pinto Moreira e pela vereadora Lurdes Ganicho.

Ano após ano, este dia tem um tema específico. Para 2018, o tema é Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade, chamando a atenção para os 30 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, a serem alcançados em 2030 e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo para as pessoas com deficiência.

Este tema articula-se com o novo Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho, que tem como eixo central de orientação a necessidade de cada escola reconhecer a mais-valia da diversidade dos seus alunos, encontrando formas em lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada um e mobilizando os meios de que dispõe, para que todos participem na vida da comunidade educativa. Assim, os professores da Educação Especial pensaram em organizar uma caminhada, juntando todos os participantes na Sede deste Agrupamento, e todos juntos, em se deslocar até ao Largo da Câmara Municipal do nosso Concelho. Esta atividade, designada de ” Inclui-te Caminhando!”, terá o seu slogan escrito nas camisolas dos participantes. A caminhada é a ação mais acessível a todos e uma das melhores formas de incluir, uma vez que cada um dos intervenientes define o seu próprio ritmo de um modo natural.

Fotos Filipe Couto

Artigos Relacionados