A associação Gymnostar, sediada na freguesia de Anta, em Espinho, alcançou uma menção de prata no prestigiado World Gym For Life Challenge 2025, que decorreu até sábado, em Lisboa.
Com o esquema intitulado “A União Faz a Força”, interpretado ao som da música “A Minha Casa és Tu”, de Fernando Daniel, o grupo espinhense arrecadou o segundo lugar na categoria de pequenos grupos, numa competição que reúne quase quatro mil atletas de todo o mundo.
Esta participação reveste-se de particular importância, por se tratar da primeira vez que uma associação do concelho de Espinho marca presença nesta competição internacional e, logo, com distinção.
O grupo espinhense é composto por 20 atletas, integrando elementos das classes StarKids e StarGym, o que representa uma união entre diferentes faixas etárias. A equipa mais jovem tem apenas 8 anos e a mais sénior 28 anos, demonstrando a diversidade e espírito intergeracional da coletividade.
Além da competição principal, a Gymnostar marcou ainda presença nas apresentações exteriores realizadas na pala do pavilhão, encerrando assim a sua participação de forma simbólica e memorável.
O World Gym For Life Challenge 2025 reuniu 3796 ginastas, distribuídos por 142 grupos, oriundos de diversos países como Portugal, Malásia, Brasil, Zimbabué, Austrália e México. Ao longo da semana, além das apresentações, os participantes integram workshops e partilham experiências que promovem o espírito da ginástica para todos.
Fotos: Pedro Barata/FGP | DR