21.8 C
Espinho Municipality
Quarta-feira, Maio 29, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Inauguração de Biblioteca e Museu Paroquial marcaram as comemorações do padroeiro St Tirso em Paramos

Paramos viveu este fim de semana (28 e 29 jan.) momentos únicos de convívio e partilha, de música e cultura, de forma a comemorar a festa do padroeiro Santo Tirso.
Depois do concerto de sábado à noite do Grupo Coral da Paróquia de Paramos, a manhã de domingo começou com a eucaristia em honra ao padroeiro na Igreja Matriz.

Seguiu-se depois o momento mais marcante do dia, com a inauguração da Biblioteca Dr.ª Maria Beatriz Sá Brochado e do Museu Paroquial. Depois estudarem o melhor local para a Biblioteca e Museu, acabaram por escolher o salão da paroquial para a criação destes dois novos espaços que, irão agora servir a comunidade paramense.

O Museu Paroquial poderá ser visitado por todos aqueles que o pretendam fazer, em horários ainda a definir ou por marcação. “São peças que estavam alocadas numa sala fechada na Igreja Matriz de Paramos, e que agora poderão ser visitadas por todos”, referiu o pároco Nuno Oliveira, na inauguração dos espaços.

“A Biblioteca tem um sentido muito particular e sentimental, pois os livros foram todos oferecidos pela família da paramense, já falecida, Drª Maria Beatriz Sá Brochado. Como esta Professora tinha uma boa coleção de livros, que estiveram ao serviço também de muitos dos seus alunos, o marido, achou por bem, oferecê-los à paróquia. Por isso temos ali também uma parte da história desta paramense, e por isso devemos estar gratos por este gesto.”, salientou o pároco Nuno Oliveira.

A paroquia de Paramos aproveitou esta data como forma de homenagear o padroeiro Santo Tirso, porque “a igreja tem de estar atenta à cultura, porque senão perde muito do seu legado. A cultura é isto, é este conjunto de ações, é o que vimos ontem no concerto coral e que vamos também ver hoje”, referiu o pároco Nuno Oliveira.

A manhã de domingo, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, do presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias e do presidente da Assembleia de Freguesia, Américo Castro.

Depois, seguiu-se o almoço volante no salão paroquial, onde não faltou as papas de sarrabulho, as sandes de rojões ou sandes de pataniscas, e claro, os doces para sobremesa.

A tarde foi animada com música, com uma sessão de Fado, com a atuação do Rancho Recordar é Viver e da Banda União Musical Paramense.

De referir, que todo o montante angariado nesta festa tem como finalidade ajudar os jovens da paróquia na participação nas Jornadas Mundiais da Juventude que decorrerão este ano em Portugal.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Abertura da Passagem Inferior Rodoviária em Silvalde

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, de técnicos do município...

Alteração da circulação automóvel em Silvalde

0
A Câmara Municipal de Espinho informa que a partir de 18 de maio, o trânsito automóvel na passagem de nível da Rua do Golfe...

Visita da Presidente da Câmara à Peraltafil S.A.

0
A Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, fazendo-se acompanhar do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, realizou uma visita...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR