fbpx
7.2 C
Espinho Municipality
Sexta-feira, Fevereiro 28, 2020
Inicio Notícias Sociedade Intercâmbio do AEMGA com escola nos Países-Baixos enche as medidas

Intercâmbio do AEMGA com escola nos Países-Baixos enche as medidas

Data

- Publicidade -

A 1ª fase das  atividades de intercâmbio entre o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida e a escola Fortes Lyceum, em Gorinchem, no sul da Holanda realizou-se, entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.

A escola Holandesa, parceira neste projeto enriquecedor, acolhe 1200 alunos com idades entre os 12 e os 18 anos de idade. Além do currículo normal, oferece espaço para desenvolvimento de talentos, o que se traduz em horas extracurriculares nas áreas de desporto, arte, media e desenvolvimento de pesquisa de soluções técnicas baseadas em problemas do quotidiano. A escola oferece aulas Cambridge em substituição de aulas de Inglês regulares. Os alunos são preparados para três níveis de exame finais – profissionalizantes; com vista a frequentar cursos universitários de Ciências Aplicadas; para uma bolsa de nível universitário superior.

O grupo Português, constituído por 13 alunos do 10º ano da escola sede, acompanhados pelas professoras Marisa Rocha e Manuela Pereira, foi recebido com braços abertos pelos parceiros Holandeses.

O programa da semana incluiu várias atividades escolares, para além de visitas guiadas a monumentos e locais emblemáticos, e algum tempo livre passado com os alunos e famílias que albergaram os portugueses.

Além de Gorinchem, a cidade anfitriã, houve ainda a oportunidade de visitar Amesterdão, a mais famosa cidade dos Países-Baixos, bem como Antuérpia, na vizinha Bélgica. As atividades programadas incluíram visitas variadas, nomeadamente, ao Museu Marítimo Nacional, em Amesterdão, ao Museu aan de Stroom, o maior da Antuérpia, tours pelas várias cidades, passeio de barco pelos canais do rio Amstel, em Amesterdão, e ainda um Treasure Hunt em Gorinchem com prémio para os vencedores e um churrasco animado, entre muitas outras experiências enriquecedoras.

O projeto incluiu, ainda, várias atividades de intercâmbio cultural, feitas em grupos binacionais, preparadas na biblioteca e nas atividades de exterior e apresentadas em sala de aula.

O encontro deu a conhecer as diferenças entre os dois países, nomeadamente os sistemas educativos, os hábitos alimentares e mesmo a ocupação de tempos livres, tendo-se revelado uma experiência inquestionavelmente enriquecedora e inesquecível.

A 2ª fase ocorrerá entre 7 a 14 de março, com a visita dos parceiros Holandeses ao nosso país e, em especial, à nossa cidade.

Últimas notícias

- Publicidade -

APP EspinhoTV

Disponível no Google Play

EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR