8.5 C
Espinho Municipality
Sábado, Fevereiro 24, 2024
spot_img

ÚLTIMAS

Livro “Moçambique – da Colonização à Guerra Colonia” foi apresentado em Paramos

A Junta de Freguesia de Paramos e a Paulinas Editores apresentaram no passado dia 16 de dezembro, no auditório do Centro Social de Paramos o livro “Moçambique – da Colonização à Guerra Colonial, A Intervenção da Igreja Católica”, de Amadeu Araújo e Manuel Vilas Boas.

O livro, intitulado “Moçambique – da Colonização à Guerra Colonial, A Intervenção da Igreja Católica”, é da autoria de Amadeu Araújo, investigador, e Manuel Vilas Boas, jornalista, e tem o prefácio de António Ramalho Eanes, ex-presidente da República.

A obra, editada pela Paulinas Editora, surge na véspera do cinquentenário do 25 de abril de 1974 e quando se comemoram 100 anos do nascimento de D. Manuel Vieira Pinto, arcebispo emérito de Nampula, que morreu em 2020, aos 96 anos.

A apresentação do livro ficou a cargo de D. Januário Torgal Ferreira, bispo emérito das Forças Armadas e de Segurança, que elogiou o trabalho dos autores e destacou a importância de se conhecer a realidade de Moçambique e a sua relação com Portugal.

O livro divide-se em três partes: na primeira e segunda, Amadeu Araújo descreve os encontros e desencontros dos povos, desde os finais do século XV, nas praias do Índico; na terceira, Manuel Vilas Boas destaca a intervenção da Igreja Católica no período que antecedeu a independência de Moçambique, em especial nas dioceses da Beira, Tete e Nampula, e recorda personagens essenciais, antes e depois do 25 de abril, como a expulsão do bispo de Nampula, dos missionários Padres Brancos e de Burgos, e os Missionários Combonianos, com vários testemunhos.

Entre os presentes, estiveram a vereadora da Câmara Municipal de Espinho, Leonor Lêdo da Fonseca, e o presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Manuel Dias, que agradeceram aos autores e à editora por terem escolhido Paramos para a apresentação do livro.

A tarde contou também com a participação especial do cantor Pe. Luís Vieira, da Banda União Musical Paramense e de uma mensagem em vídeo de Mia Couto.

ÚLTIMAS

spot_imgspot_img

OUTRAS NOTÍCIAS

Reunião entre autarquia, governo e pescadores visa melhorar a arte xávega

0
A Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Cruz, recebeu esta sexta-feira (16 fev.) a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, várias comunidades ligadas...

Presidente da Câmara em visita por Paramos

0
A Presidente da Câmara Municipal, acompanhada do Presidente da Junta de Freguesia de Paramos, visitou a Rubilda Confeções, Lda. e a Tanoaria J. Dias...

Reparação de arruamentos urbanos do concelho de Espinho

0
No âmbito do planeamento estratégico de reparação de arruamentos urbanos do concelho, a Presidente da Câmara Municipal de Espinho acompanhou a obra em curso...
EspinhoTV

GRÁTIS
BAIXAR