No dia 1 e 5 de outubro, o Centro Multimeios de Espinho e a sua equipa do Planetário organizaram uma observação noturna no exterior do edifício e um workshop “Constrói uma Cápsula Espacial”.
Com a chegada do Outono, o Planetário de Espinho partiu à conquista do espaço com várias atividades que despertam o astronauta, engenheiro aeroespacial ou astrónomo / cientista planetário que possam existir em cada um de nós!
Na Observação Noturna de dia 1 de outubro, mais de uma centena de pessoas poderam maravilharem-se com a Lua e outros astros, ao espreitar pelo dois telescópios que foram disponibilizados para observar a lua e os planetas. E sem o uso do telescópio, foi possivel observar uma luz brilhante que apareceu no nosso céu durante uns segundos… tratava-se da Estação Espacial Internacional.
Já na Oficina Prática, de dia 5 de outubro, os participantes construiram uma Cápsula Espacial, com paraquedas funcional.
Neste workshop falou-se de como voam os foguetões e cápsulas, e depois de tudo muito bem explicado cada participante construíu a sua cápsula espacial, e no final fizeram o seu primeiro teste real.
No final os participantes assistiram ao lançamento de um foguete de água numa demonstração prática e simples da Lei de Newton da Ação-Reação que permite a exploração espacial.
De referir, que no dia 8 de outubro (16:30) continua em estreia um novo formato de sessão de Planetário – “Planeia A Tua Missão” em que o público colabora ativamente no rumo da sessão.
Mais info: https://www.multimeios.pt/planetario-planeia-a-tua-missao/