O Parque João de Deus foi, esta manhã (28 de julho), o cenário perfeito para celebrar o Dia Nacional da Conservação da Natureza, com um programa especialmente pensado para famílias e crianças, que uniu arte, educação ambiental e diversão.
Integrado no programa “AEAs Bandeira Azul em Espinho – Restauro da Natureza”, o evento teve início com o espetáculo de marionetas “Refúgio”, apresentado pela Novaterra – Associação Cultural Arte e Ambiente. Com delicadeza e emoção, a peça abordou a importância da proteção da biodiversidade, encantando os mais novos com personagens e mensagens inspiradoras.
Seguiram-se os jogos de tabuleiro “Natureza em Jogo”, dinamizados pela equipa da Shoot for the Planet, que desafiaram os participantes a pensar de forma lúdica sobre os ecossistemas, o impacto da ação humana e as soluções para proteger o planeta.
A manhã terminou com os “Bio Contos” do contador de histórias e mágico Rui Ramos, que prendeu a atenção de miúdos e graúdos com narrativas cheias de imaginação e consciência ecológica.
Num ambiente descontraído e ao ar livre, a iniciativa destacou o papel da educação ambiental na construção de uma comunidade mais consciente e envolvida com a preservação da natureza.