O IPDJ realizou esta quinta-feira passada, uma cerimónia onde se pretendeu reconhecer comportamentos eticamente relevantes de atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.
Esta quinta-feira, dia 13 de outubro, teve lugar no auditório do Centro de Juventude de Lisboa a Cerimónia do Cartão Branco de 2022, que incluiu a apresentação publica dos dados sobre exibições do Cartão Branco e a entrega dos Prémios, relativos à época desportiva de 2021/2022.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P., no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, com o objetivo de promover valores na prática desportiva, através do reconhecimento de comportamentos eticamente relevantes junto dos atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.
Conta já com 78 entidades aderentes, desde federações e associações desportivas, municípios, organizações não governamentais entre outros.
Os vencedores foram:
Cartão Branco Árbitro: Ana Sofia Pessegueiro e Mafalda Antunes
Menção honrosa ao árbitro: Lucas Lopes de Castro
Cartão Branco Revelação: Câmara Municipal Torres Vedras; Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting
Cartão Branco Entidades: Associação Futebol de Setúbal; Desporto Escolar
Decorreu ainda a assinatura dos memorandos de adesão ao Cartão Branco com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais, Câmara Municipal da Marinha Grande, Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Associação de Futebol de Castelo Branco, Câmara Municipal de Espinho, Associação de Futebol Coimbra e a Fundação Inatel.
A Câmara Municipal de Espinho esteve representada pela vereadora Maria Manuel Cruz, e pelo Chefe de Divisão de Educação e Cultura, José Mário Chachada.
Fotos: DR